A transformação digital na educação

A transformação digital na educação é uma realidade e uma necessidade. Se engana quem pensa que isso abrange apenas a modalidade EAD. Tomadas rápidas de decisão num momento como este de pandemia que requerem agilidade e preparo. Confira como a tecnologia auxilia a educação no cenário atual.

O cenário atual vem para impulsionar uma tendência que já estava acontecendo, antes com passos menores e de forma mais lenta e gradual; agora, com toda a aceleração imposta pelas necessidades e poucas opções.

A digitalização dos processos e o uso das novas tecnologias na educação é o natural em um mundo mais conectado e tecnológico como o que vivemos. Assim como empresas de muitos outros setores, as instituições de ensino precisam se adaptar. 

Você também pode se interessar: O que é transformação digital e como aplicá-la à sua empresa?

O modelo tradicional tem muitas lacunas e é muito questionado, isso desde muito antes da pandemia. A necessidade de rever e de reestruturar as modalidades de ensino é de data mais longa e, para que essas novas formas de ensinar — e de aprender — fossem possíveis, a internet tornou-se parte fundamental. Assim como também modificou a forma como nos relacionamos, compramos, nos informamos e nos expressamos, o ambiente online também interfere, modifica e ajuda na evolução do ensino. 

Mas como isso vinha acontecendo até então? E quais são os caminhos possíveis com o cenário que temos agora e no futuro?

O papel da educação a distância

A educação a distância já era uma realidade antes de todo este cenário causado pelo avanço do COVID-19 acontecer. Instituições totalmente EAD estavam já em ascensão e atraindo a curiosidade dos alunos. É verdade que ainda existia um certa resistência com a modalidade de ensino puramente remota, mas no cenário atual esses preconceitos caíram por terra.

Ainda em março de 2020 o próprio MEC autorizou o ensino a distância para manutenção e conclusão de cursos antes somente liberados para aprendizado presencial. Instituições de ensino presenciais ou mistas (que combinam aulas presenciais e remotas) se viram obrigadas a atender a nova realidade fazendo uso de ferramentas online para não pararem totalmente as atividades.

E tudo isso tem um papel muito positivo no entendimento do papel da EAD na educação. Os alunos e professores que ainda tinham algum tipo de concepção errônea sobre o uso de plataformas online para aulas e práticas viram na realidade como é possível ensinar e aprender através da educação a distância.

Mas a transformação digital na educação vai muito além disso.

Ferramentas para a transformação digital na educação

A digitalização na educação não está relacionada somente ao momento de aula entre professor e aluno. Plataformas de ensino e de gestão das instituições são parte fundamental da transformação digital nesse setor tão importante social e economicamente falando. 

Mas então, quais são outras tecnologias para a educação atual e do futuro?

Armazenamento em nuvem

No mundo atual, com ou sem pandemia, o acesso remoto e facilitado às informações e arquivos é imprescindível. Além disso, o armazenamento em nuvem é o ideal para empresas que precisam se preocupar com a segurança de um grande volume de dados.

Big data e Machine learning

Ferramentas de inteligência artificial como o big data e machine learning são revolucionárias na educação. Isso porque, através desse tipo de aplicação, é possível entender os dados coletados e transformar o histórico para traçar perfis e estilos de aprendizado. Isso facilita também na compreensão, por exemplo, de que conteúdos são mais interessantes para cada aluno, lacunas que precisam ser preenchidas e até qual curso complementar pode ser de interesse.

Quem se beneficia do uso das novas tecnologias na educação?

Escolas e instituições de ensino que já estão em processo de transformação digital ou que já possui um perfil de negócio voltado desde o começo para o ambiente online conseguiram oferecer soluções muito mais rápidas e conseguiu assim melhorar a retenção de alunos. 

A adaptação e oferta de soluções em um cenário como esse depende muito do nível de maturidade digital da empresa. E isso não está relacionado apenas com a possibilidade de disponibilizar aulas no sistema EAD, mas sim sobre toda a estrutura e cultura interna voltada para a transformação digital.

Leia também: Qual a relação da transformação digital com a inovação?

Escolas com legados digitais estão no papel de quem ensina agora. É com elas e com toda a experiência que puderam absorver que temos que aprender para nos adaptar. E começar ou acelerar assim a transformação digital em todas as frentes de ensino e instituições que as regem, desta maneira todos se beneficiaram, professores, alunos e instituições de ensino.

E você, o que tem feito na sua instituição para fazer parte da transformação digital?


Alan Braga

Head of sales | Na área comercial há 15 anos, conectar pessoas e negócios é meu dia a dia e ser o elo da oportunidade com a realização é o que me que faz buscar que fazer sempre mais e melhor.

Métricas ágeis: qual a importância delas no desenvolvimento de software?

Ícones em Interfaces Digitais

Flutter: entendendo a construção de um layout