Cloud Computing - IaaS, PaaS e SaaS: tudo acontece na nuvem

Modelos de trabalho que economizam recursos e facilitam o acesso a dados, que podem ser conferidos a qualquer hora e em qualquer lugar, sem comprometer a segurança das informações. Quer saber mais sobre Cloud Computing e as diferenças entre os modelos IaaS, PaaS e SaaS? Confira no post.

Manoel Souza

Manoel Souza

September 08, 2021 | leitura de 6 minutos

dev

Foi no ano de 1997 que o professor Ramanath Chellappa, em uma palestra acadêmica, utilizou o termo "Computação na Nuvem" pela primeira vez. Dali em diante podemos dizer que este se tornou um dos termos mais conhecidos e utilizados no mundo da tecnologia.

Utilizada por organizações de todos os tipos, setores e tamanhos e empregada nos mais variados casos de uso, a expressão Cloud Computing é parte integrante do nosso dia a dia. Com modelos de trabalho como IaaS, Paas e SaaS, oferece um alto potencial de crescimento, e os números de empresas, soluções e investimentos relacionados a esta tecnologia não param de crescer.

Quer saber mais sobre computação em nuvem e sobre seus modelos, além das aplicações possibilitadas por eles? Então você chegou ao conteúdo certo!

Continue a leitura :)

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing (ou Computação em Nuvem) é a tecnologia que permite armazenar e acessar dados "na nuvem", isto é, sem a necessidade de servidores locais. Esse tipo de modelo dispensa a instalação de qualquer hardware ou armazenamento local.

Em outras palavras, esta é uma tecnologia de entrega de recursos tecnológicos sob demanda por meio do uso da internet, ou seja, sua empresa passaria a acessar serviços de tecnologia, como de capacidade computacional, armazenamento e banco de dados, de acordo com sua necessidade específica através de um servidor de nuvem, como Amazon Web Service (AWS), Google Cloud Platform e Azure da Microsoft.

Essa opção economiza recursos e facilita o acesso a dados, que é realizado via API. Isso possibilita que os dados possam ser conferidos a qualquer hora e em qualquer lugar, através de qualquer dispositivo com acesso à internet, tudo isso sem comprometer a segurança das informações.

Muitas opções de modelos de venda ou serviços com os quais temos contato hoje são desenvolvidas e oferecidas com base em computação em nuvem, como é o caso, por exemplo, de modelos de assinaturas, mensalidades e planos.

Quais são as vantagens de se utilizar Cloud Computing?

Cloud Computing faz parte da transformação digital das empresas e da sociedade em que vivemos. Desenvolver e aplicar novas ideias para aumentar a produtividade e a qualidade de seus processos, produtos e serviços: esse é o modelo do trabalho e das entregas do futuro.

Por se adequar a essa tendência e a essa necessidade de transformação, a computação em nuvem cresce tanto em velocidade quanto em investimentos. 

Dentre as vantagens ao se optar por uma solução em nuvem estão:

  • Possibilita facilidade e rapidez no acesso a dados;

  • Apresenta um custo-benefício excelente;

  • Garante a segurança de dados;

  • Transforma o suporte e a manutenção, que podem ser feitos remotamente;

  • Otimiza os recursos;

  • Cria modelos escaláveis e sustentáveis;

  • Automatiza processos.

Tipos de Cloud Computing

Quando falamos de Cloud Computing, estamos abrangendo uma ampla variedade de modelos, serviços, ferramentas e funcionalidades oferecidos, com diferentes aplicações, para atender as necessidades das empresas.

Atualmente, são três as mais conhecidas: IaaS, PaaS e SaaS. As diferenças entre esses modelos estão relacionadas à forma como o serviço é entregue e à forma como ele é disponibilizado. 

IaaS: Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço)

IaaS (Infrastructure as a Service) é uma prestação de serviço que oferece uma infraestrutura de TI automatizada e escalável a partir de seus próprios servidores, cobrando apenas pelo que o usuário consome. 

Resumindo, então, no modelo IaaS, os recursos são alugados e, dependendo de alguns fatores, como provedor e modelo, a empresa que está contratando o serviço pode ser cobrada pela quantidade de dados armazenados e/ou trafegados ou pela quantidade de servidores utilizados, por exemplo.

Essa infraestrutura pode incluir recursos computacionais, servidores, locais de armazenamento, hospedagem, redes e toda a infraestrutura necessária para as empresas contratantes. Assim, em vez de adquirirem licenças de software ou servidores próprios, as empresas alocam seus recursos conforme suas necessidades.

Podemos citar como vantagens de IaaS:

  • Escalabilidade;

  • Adaptabilidade às necessidades da empresa;

  • Entrega on demand.

PaaS: Platform as a Service (Plataforma como Serviço)

PaaS (Platform as a Service) é o serviço que, além de oferecer todos os itens básicos da IaaS, fornece ferramentas e recursos necessários para criação, gerenciamento e otimização de aplicativos web e mobile e software. Sua empresa contrata todo o ambiente necessário para o desenvolvimento de acordo com sua demanda específica 

Destacamos as principais vantagens de PaaS:

  • Possibilidade de personalização de funcionalidades e recursos;

  • Agilidade e eficiência no processo de desenvolvimento e programação;

  • Suporte e desenvolvimento totalmente remotos;

  • Possibilidade de hospedagem de aplicações em rede pública, privada ou híbrida.

Bons exemplos de PaaS são os servidores que hospedam sites.

SaaS: Software as a Service (Software como Serviço)

Software as a Service é um local onde você pode hospedar seu software para que seja acessado pela web, geralmente a partir de um login. Na maioria das vezes, as empresas contratam planos de assinatura e utilizam os programas de que precisam "na nuvem".

SaaS conseguem atender desde soluções com necessidade específicas até automações mais complexas, de áreas inteiras de uma mesma empresa. Esse tipo de solução também se diferencia de IaaS e PaaS por ser uma aplicação em software, distribuída através da web ou de APIs.

As principais vantagens de um serviço SaaS são:

  • Praticidade e agilidade nos processos;

  • Otimização de tempo e de recursos;

  • Possibilidade de personalização no desenvolvimento de software;

  • Possibilidade de integração com soluções IaaS e PaaS;

  • Facilidade de implementação.

Os serviços de e-mails e aplicativos de nosso uso do dia a dia são SaaS, como Whatsapp, LinkedIn e Facebook. Certamente seu CRM e (ou) ERP funcionam através desta solução de Cloud Computing, e é por isso que é o modelo mais popular.

Conclusão

Existem diversas formas de se otimizar recursos, gerar economia, facilitar o acesso a dados e automatizar processos. Com Cloud Computing, a segurança dos dados é potencializada e sua empresa pode acessá-los de qualquer lugar com o recurso que temos quase o tempo todo: internet. 

Antes de eleger qual tecnologia vai te apoiar nesta jornada, é importante saber que a Transformação Digital vai potencializar a capacidade comercial do negócio, o que, por sua vez, exige planejamento estratégico, mudanças na cultura empresarial, reestruturações financeiras e uma equipe capacitada.

Leia também: Por que investir em transformação digital?

Ficou com alguma dúvida sobre Cloud Computing ou sobre os modelos IaaS, Paas e SaaS? Nos procure para entender qual formato é o que melhor se encaixa em suas necessidades.

Manoel Souza
Manoel Souza

CEO e Founder at ateliware | Possui 16 anos de experiência com sistemas ERP, é App Full Stack developer e co-fundador da ateliware. Gosta de tocar violão e sempre que pode empresta seu talento musical para o grupo da igreja.

LinkedIn