Conheça um pouco mais da ateliware e venha fazer parte do nosso time =)

A ateliware está sempre em busca de pessoas que, assim como nós, encontram meios de fazer acontecer todos os dias. Neste post - sem máscaras e entrelinhas - você vai poder conferir boa parte (porque tudo é muita coisa, rs!) do que precisa saber para entender como é nosso trabalho no desenvolvimento de produtos e soluções digitais customizadas.

Isabella Viana

Isabella Viana

February 25, 2021 | leitura de 10 minutos

people

Sua carreira é muito importante, e por isso, todas as decisões relacionadas a ela devem ser tomadas com muita consciência e ponderação. Quando a decisão final é realmente mudar e passar por um processo seletivo, seja para trocar de empresa ou trabalhar em uma nova atividade, um momento de muita reflexão e análise se inicia, podendo gerar diferentes sentimentos e muitas vezes até mesmo a tal da ansiedade.

Para te ajudar neste período de decisão, sanar possíveis dúvidas e para que você nos conheça melhor, preparamos este conteúdo com mais informações visto que somente a descrição da vaga, na grande maioria das vezes, não é suficiente por ser limitada a uma quantidade "x" de caracteres.

Conheça mais sobre a nossa cultura empresarial e em como prezamos pela transparência e respeito mútuo, sem máscaras, nem entrelinhas. Aqui você terá tudo (ou quase tudo, pois tudo é muita coisa) o que precisa saber para trabalhar conosco no universo da transformação digital o qual fazemos parte. Boas vindas! =)

Mas enfim, o que e quem é a ateliware? 

Somos um ateliê de software e desenvolvemos produtos e soluções digitais handmade, ou seja, soluções sob demanda, customizadas e personalizadas para cada cliente. Este nosso modelo de desenvolvimento de software reflete diretamente no perfil profissional das nossas equipes, pois requer que todas suas habilidades (hard e soft skills) sejam colocadas à prova. Por isso, dizemos que somos artesãos de soluções de tecnologia ou, até mesmo, parceiros na transformação de negócios - e não apenas um simples fornecedor.

Saiba mais sobre hard skills e soft skills.

Além da equipe de produto composta por desenvolvedores e designers, temos outros times que prestam suporte a todas as operações, como: experiência do cliente, comercial, marketing, recursos humanos, financeiro e administrativo. Aqui, todos contribuem para o resultado final, sempre prezando pela melhor qualidade!

Fundada em 2011, a empresa faturou cerca de R$ 11 milhões em 2020 e iniciou sua expansão internacional neste ano de 2021, começando pela Bélgica. Também já estamos estudando nossa entrada nos Estados Unidos. Para isso, prevemos um investimento de cerca de meio milhão de reais entre colaboradores, pesquisas e mídias nessas regiões . Atualmente, temos como sócios Peterson F. dos Santos, Manoel Souza e Leandro Dalle.

A virada para 2021 também foi marcada pelo remote first, onde a prioridade é que toda a comunicação, eventos e tudo que acontece na empresa aconteça de maneira virtual. Porém, a operação seguirá de maneira híbrida, pois manteremos nosso HQ em Curitiba como uma opção de local de trabalho, reuniões e festividades. Ou seja, os colaboradores poderão escolher de onde preferem trabalhar.

A ateliware conta com equipes de design e desenvolvimento especialistas em produtos digitais, seja para a criação de aplicações móveis (web, híbrida ou nativa), web ou desktop. Nosso time trabalha junto desde a fase inicial, que é o discovery, onde ideias e investimentos são analisados e validados; passando pela fase de product concept, onde toda a parte de UX e UI são desenhadas; até a etapa de build, onde o back-front e front-end são construídos. Nós já tivemos como parceiros marcas como Amazon, Banco Santander e Unimed, e atualmente atendemos empresas como Grupo Votorantim, Grupo Alliar e Getnet.

Além disso, dentro da própria ateliware já nasceram duas startups: a minestore, que nasceu em 2014 como uma plataforma SaaS de e-commerce descomplicada para simplificar a criação e o gerenciamento de lojas virtuais, e em 2015 foi fundada a Pipefy, plataforma de gerenciamento e otimização de processos de trabalho que aumenta a agilidade e a eficiência, gerando melhores resultados. Ambas as soluções já realizaram o spin off. Hoje, a minestore é a solução de e-commerce da GetNet, enquanto a Pipefy já é utilizada em mais de 250 países por marcas líderes como Accenture, Visa, GE, Volvo, AB InBev e Telefônica. 

Ainda sobre a nossa fundação, veja o que Manoel Souza, nosso co-fundador e CTO, tem a dizer:

"Notamos uma brecha entre as softhouses e as agências de consultoria. Antigamente, além dos produtos serem caros, percebemos que as companhias se tornavam reféns das agências que produziam software. O nosso objetivo principal não é ser só mais um fornecedor de softwares, mas sim ajudar na transformação digital dos negócios através do uso de tecnologias. Nosso trabalho tem um começo, meio e fim, com a finalidade de entregar autonomia para a empresa parceria".

Profissionais fullstack

Como empresa de desenvolvimento de software é comum falarmos mais sobre as equipes de design e desenvolvimento, mas não se engane, todos os colaboradores aqui da ateliware "bebem da mesma fonte", a fonte da experimentação. Seja no time de marketing ou de vendas, por exemplo, todos entendem dos processos completos da sua área e entendem um pouquinho de todas as outras áreas, pois a troca de conhecimentos é constante.

Expandimos o "conceito fullstack" para todas as áreas, onde os profissionais, independente de onde irão atuar, devem ser capazes de colaborar em mais de uma frente. Isso significa um perfil profissional que não tem apenas uma única função específica, mas sim que está preparado para entender o todo e, assim, aprender e utilizar diversos conhecimentos, tecnologias e ferramentas.

Não temos linguagem de programação, ferramentas e metodologias preferidas, pois buscamos sempre a excelência e, na tentativa de alcançá-la, experimentamos e utilizamos o que entendemos ser o ideal para o melhor resultado.

Desenvolvedores de software e designers trabalham diariamente ao lado do cliente, pois aqui na ateliware nós co-criamos, juntamos forças com para obter resultados que vão fazer diferença a curto e a longo prazo. A cocriação e colaboração nos permite soluções mais aderentes à demanda, mais criativas e inovadoras, além de nos dar muito mais agilidade.

Para nós cocriar é também importante porque não ficamos com a propriedade intelectual dos softwares que construímos. Não temos foco em prestar manutenção de software, nosso objetivo é em construir novas soluções digitais.

Logo, precisamos estar bem alinhados com o cliente para que a passagem de bastão ocorra tranquilamente. Para isso, realizamos reuniões diárias e semanais entre nossos times e clientes. Assim, todos contribuem para a definição e discussões sobre os próximos passos do produto.

Considerando este cenário, como empresa estamos sempre em busca de oferecer todas as "ferramentas" necessárias para que os colaboradores possam aprender e acompanhar toda esta flexibilidade. Encontros entre times, talks mistos entre toda a empresa, plataforma de cursos gratuita e inglês gratuito são algumas das ações que estamos trabalhando hoje para que isso seja possível. As chances de  você trabalhar em diversas soluções, aprender novas linguagens, metodologias e afins é enorme, e vai acontecer mais cedo ou mais tarde aqui dentro.

Nossa cultura e como nos "aventuramos" neste mundo da transformação digital

Gostamos de dizer que aqui na ateliware não nos prendemos em cargos e nem em níveis de hierarquias. Temos um modelo horizontal de gestão, onde todos têm igual importância e voz, isso para que possamos alcançar nosso objetivo que é transformar empresas, negócios e ideias a partir da tecnologia.

Entendemos que liderança é uma forma de agir, e liderança positiva é saber exercer esta influência de forma que os objetivos sejam alcançados em equipe e com harmonia. Mais importante do que obter um título específico, é a arte de se desenvolver e aprender ao longo de um processo repleto de desafios e conquistas.

Temos como objetivo ajudar os colaboradores a criar e manter uma consciência de sua influência e, assim, aumentar sua capacidade de liderança como um todo, permitindo frequentes oportunidades de assumir novas responsabilidades no decorrer da sua trajetória.

E pra isso nossa cultura empresarial tem como base os seguintes valores, ou como gostamos de dizer nosso jeitinho ateliware de ser:

Seja você mesmo

Aqui na ateliware todo mundo pode ser quem quiser, do jeito que quiser. Entendemos que quanto mais respeitamos as semelhanças e diferenças, mais cresceremos como indivíduos, como grupo, como empresa. Por isso, todas as nossas relações são baseadas no respeito mútuo. Aqui, o canal de comunicação é sempre aberto para expressarmos o que pensamos e sentimos, sem medo de ser feliz, e claro, com muita empatia.

Vivencie o time ateliware

Aqui aproveitamos, desfrutamos e somamos! Em time, sempre aprendemos mais e vamos mais longe. A resposta e a ajuda que você precisa pode estar logo ao seu lado, portanto, existindo dúvidas, não hesitamos em perguntar! Todas as decisões são tomadas em conjunto - sem exceção. A colaboração faz parte do nosso dia a dia e a comunicação é nossa prioridade máxima!

Comunique-se e seja transparente

Prezamos pela transparência em absolutamente todas as conversas! Seja com o time ou com o cliente - todos sabem exatamente o que está acontecendo. E para esta comunicação ser bem efetiva, prezamos por: considerar todos os pontos de vista - mesmo os contrários aos seus; argumentar sempre levando em conta o conflito entre ideias e não entre pessoas; conversar com base técnica, e não com "achismos"; e ter a empatia e respeito como a principal base. 

Ah, toda e qualquer comunicação é documentada e registrada de forma clara e objetiva, com o intuito de termos sempre documentações úteis e sabermos onde encontrar as principais informações.

Cultura de feedback

Entendemos que o feedback nos direciona para uma melhora em nosso posicionamento e dia a dia de trabalho. Por isso, todo feedback é sempre bem-vindo! Ao apresentarmos e recebermos feedbacks, priorizamos sempre um diálogo aberto e verdadeiro, além de estarmos sempre dispostos a falar e a ouvir, na mesma proporção.

Encare os erros

Nós sabemos que durante o percurso vamos errar e até aqui tudo bem, mas levantamos a questão do erro com agilidade e aprendemos com isso para não repetir novamente a mesma situação. Fingir que o erro não existe não irá resolvê-lo - e não podemos esquecer que somos resolvedores de problemas.

Aprenda sempre

A experimentação gera aprendizado e é por isso que este é o caminho que seguimos por aqui. A excelência só vem através de muito aprendizado e logo incentivamos que você como indivíduo busque sempre o melhor, arriscando sempre que necessário com consciência e confiança, pois somente assim teremos um pensamento inovador.

Um problema de cada vez

Como já dissemos anteriormente, no final do dia somos grandes resolvedores de problemas, logo, a palavra da vez é priorizar. Somente assim acreditamos que não vamos ceder ao impulso de resolver problemas que ainda nem existem. Ah, e sempre utilizamos a "ferramenta" certa para resolver cada problema, lembrando sempre de basear as decisões em questões técnicas e não achismos.

Divirta-se!

Aproveite, desfrute, explore e sorria! =) Estar feliz por fazer o que gosta e por estar realizando um trabalho que a curto e longo prazo irá transformar negócios e a vida das pessoas é o que buscamos. Aqui prezamos em nos sentir bem como indivíduos e como equipe, e estamos sempre em busca da melhoria da qualidade de vida através do equilíbrio.

Como fazer parte do time ateliware?

Se você chegou até aqui, esperamos que tenhamos conseguido passar as principais informações sobre nós e sobre nosso maravilhoso time, assim como também esperamos  ter "acendido a chama" da vontade de fazer parte dele!

Buscamos profissionais que, assim como nós, prezam por sempre conhecer, descobrir, se aventurar e aprender cada vez mais – juntos.

Acesse agora mesmo nossa página de carreiras AQUI.

Será um prazer imenso receber sua aplicação.

Caso não tenha nenhuma vaga com a qual se identifique, envie seu CV para nosso banco de talentos pelo e-mail: [email protected].

Boa sorte!

la_ateliware_banner-vaga_870x200.png

Este post foi cocriado por Isabella Viana, nossa head de People, e Alana Zonato, nossa head de Marketing.

Isabella Viana
Isabella Viana

Head of People | Psicóloga, atualmente trabalha com recrutamento e área de People na ateliware. Apaixonada por pessoas e por tudo o que envolve melhorar o ambiente nas quais elas estão.

LinkedIn