3 etapas para o desenvolvimento de um software de sucesso

Sabemos que concretizar um projeto é um passo muito importante para qualquer empresa. Para ajudar você nesta empreitada, trazemos abaixo uma espécie de linha de tempo de desenvolvimento de software para esclarecer quais são as etapas pelas quais a sua empresa poderá passar se o objetivo for construir um produto digital muito bem planejado.

Reinaldo Zaruvni

Reinaldo Zaruvni

May 31, 2022 | leitura de 6 minutos

business

Segundo um levantamento da empresa global de pesquisa industrial Technavio (divulgado em 25 de maio de 2022), a projeção de crescimento do mercado mundial de desenvolvimento de produtos digitais customizados entre 2020 e 2025 é de US$ 31,76 bilhões.

De acordo com o mesmo documento, a adoção crescente de serviços baseados em cloud tem sido um dos fatores fundamentais dessa expansão contínua de um setor já fragmentado e que tende a se fragmentar ainda mais e de modo acelerado no período analisado.

Por isso, sugere a responsável pelo estudo, empresas que quiserem se manter competitivas terão de se concentrar na oferta de produtos com propostas de valor exclusivas para fortalecerem suas presenças nos mercados em que atuam.

Já no caso do setor de desenvolvimento de plataformas acessadas por aplicativos móveis (distribuídas para players de diversos segmentos corporativos), a expectativa é de que, em 2025, atinja o valor de US$ 20,7 bilhões (taxa de crescimento anual composta de 21,7% desde 2021). As informações foram apresentadas pela Moon Technolabs em 30 de maio de 2022.

Além dos mencionados acima, não faltam exemplos do quanto investir em transformação digital e novas tecnologias é essencial para a sobrevivência dos negócios. Cenários mercadológicos altamente disputados demandam estratégias consolidadas - e, falando do processo de desenvolvimento de produtos digitais (sejam eles quais forem), entender a dinâmica que rege tudo o que acontece desde a ideação até o lançamento de aplicações faz toda a diferença para o sucesso do movimento.

Para ajudar você nesta empreitada, trazemos abaixo uma espécie de linha de tempo de desenvolvimento de software para esclarecer quais são as etapas pelas quais a sua empresa poderá passar se o objetivo for construir um produto digital muito bem planejado (evitando, assim, desperdício de recursos e de um tempo precioso).

3 etapas para o desenvolvimento de um software de sucesso

Enquanto confere nosso artigo, tenha em mente que os estágios a seguir se referem, na ordem em que são apresentados, a uma solução hipotética. Isso pode variar dependendo das necessidades do seu negócio.

Na ateliware, personalizamos, inclusive, os métodos que aplicamos para cada cliente, uma vez que a melhor solução é aquela que se encaixa nas especificidades de seu negócio. Todas as informações dizem respeito à nossa metodologia proprietária, aprimorada continuamente no decorrer dos últimos 11 anos e baseada nas melhores práticas do Vale do Silício, onde tivemos a oportunidade de acelerar o Pipefy, que nasceu dentro de nosso ateliê. Vamos lá?

1. Discovery

Primeira etapa aplicada ao desenvolvimento de um software, seja para uso interno ou destinado ao mercado, é no Discovery que a ideia começa a sair do papel. Isso porque, a partir de levantamentos junto a clientes, a usuários e mercadológicos, as coletas de dados executadas neste estágio ajudam a entender detalhadamente a necessidade e a viabilidade de construção e manutenção de um produto digital, assim como quais são as tecnologias e os processos mais adequados a cada caso.

Ao final, obtém-se um plano de ação que faça sentido a curto, médio e longo prazo - assim como um "passo a passo" do que vem a seguir. Muitas vezes, aquilo que se imagina inicialmente torna-se uma ferramenta totalmente diferente - mais alinhada à velocidade com que as mudanças ocorrem no mundo tecnológico e, acima de tudo, um investimento certeiro em um produto digital de sucesso.

2. Product Concept

Com o planejamento resultante da etapa de Discovery em mãos, chega o momento de definir como o software, de fato, será: Product Concept. Nele, são desenhados fluxos, wireframes, mockups e telas individuais - e a aplicação de processos de UX (User Experience), UI (User Interface) e Design Implementation é essencial, visto que toda e qualquer decisão deve ser baseada em dados que atestem o porquê de ser a melhor a se tomar.

Aliás, um dos diferenciais da ateliware é que nossa equipe de design e desenvolvimento atua em conjunto para que, quando o desenvolvimento de software ocorrer, tudo corra da maneira suave e definida possível. Aqui, atuamos com visão global dos interesses de todos os envolvidos no projeto - incluindo stakeholders. Ao fim desse estágio, criamos o WBS (work breakdown structure - processo de subdivisão das entregas em componentes menores) e as estimativas de prazo e orçamento para construção completa da solução.

3. Build

Com plano para o desenvolvimento de um software de sucesso entregue no Discovery e a definição de todos os aspectos da solução no Product Concept, a equipe de desenvolvimento parte para a construção em si na etapa Build. Nela, são aplicadas todas as diretrizes elencadas nas etapas anteriores, assim como utilizadas as ferramentas e linguagens para que o produto digital se torne, de fato, um produto digital.

Uma das maiores vantagens de se percorrer os estágios anteriores antes da "mão na massa" é que as melhores práticas já terão sido definidas, reduzindo as chances de imprevistos e, claro, de desperdícios de recursos e tempo.

Na ateliware, independentemente de o projeto estar relacionado a uma aplicação móvel, web, API ou mesmo à integração de sistemas, priorizamos entregas rápidas e funcionais. Isso porque MVPs, menores e mais simples versões até de produtos robustos, permitem gerar feedback com agilidade, resultando na identificação de pontos de melhoria, mudanças e até mesmo novas possibilidades que podem ampliar o sucesso das soluções às quais dizem respeito. Finalizado o Build, a ideia, de fato, sai do papel.

Desenvolvimento de software customizado para a sua empresa

Você deve ter percebido, durante a leitura do artigo, que, ao fechar parceria com uma uma empresa desenvolvedora de software, nem sempre tudo seguirá de acordo com o roteiro que apresentamos. Isso porque, dependendo do seu caso, podem ser que algumas etapas já tenham sido concluídas e que ações pontuais ocorram em momentos diferentes dessa linha do tempo.

De todo modo, aqui na ateliware buscamos entender quais são suas necessidades para que, juntos, possamos desenvolver um software de sucesso. Nesta página, apresentamos alguns de nossos cases e, em nosso blog, há diversos conteúdos para você se preparar para a conquista de seus objetivos. Também não deixe de acompanhar nosso LinkedIn para ficar por dentro de tudo o que podemos oferecer.

Sabemos que concretizar um projeto é um passo muito importante para qualquer empresa. Estamos prontos para dá-lo junto à sua. 

Referências:

Reinaldo Zaruvni
Reinaldo Zaruvni

Content Producer | Formado em Letras ­– Inglês pela UFPR, assina centenas de artigos em diversos sites, como TecMundo e Curitiba Cult. É também editor de textos, revisor, tradutor e audiodescritor.

LinkedInInstagram