Glossário: termos mais utilizados por empresas de tecnologia

Tem dúvidas sobre alguns dos termos, palavras, expressões e conceitos mais utilizados no mercado de tecnologia? Preparamos um glossário completo para tirar todas as suas dúvidas! Consulte nosso material sempre que precisar.

Cláudia Bär

Cláudia Bär

April 08, 2021 | leitura de 18 minutos

business

Se você começou agora a ter contato com o universo da tecnologia e produtos digitais, pode encontrar dificuldade em entender algumas palavras, expressões e conceitos utilizados no setor. 

Compreender termos mais específicos é importante para quem precisa interagir com equipes de desenvolvimento, para quem não domina o vocabulário técnico e para quem ainda está se familiarizando com a área.

Foi pensando nisso que criamos este Glossário com os termos de tecnologia mais utilizados. 

Tire todas as suas dúvidas e, se pudermos lhe ajudar em mais alguma questão, não deixe de entrar em contato conosco. 😉

A

Acessibilidade

Acessibilidade é um conceito previsto na legislação brasileira como uma condição para todas as pessoas, inclusive com deficiência (PcD) possam utilizar espaços, dispositivos e serviços com segurança e autonomia. Produtos digitais também se enquadram aqui e devem ser criados considerando deficiências visuais, auditivas, motoras e cognitivas.

Ágil

Aquilo que oferece maior autonomia e eficiência. No mundo da tecnologia, tem relação com as Metodologias Ágeis, com o Desenvolvimento Ágil, o Design Ágil e o Business Agility.

Ajax

Ajax, ou Asynchronous JavaScript and XML, se refere ao conjunto de técnicas de desenvolvimento web para trabalhar com esses dois tipos de aplicações de modo assíncrono. É usado para tornar as página web mais dinâmicas e iterativas.

Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE)

Ambiente de Desenvolvimento Integrado ou IDE é um software que auxilia no desenvolvimento de aplicações, combinando diversas ferramentas em uma única interface gráfica de usuário.

Ambiente de Homologação

Dizer que um ambiente é um ambiente de homologação significa que ele está em fase de testes e validações. Na prática é uma cópia do ambiente de produção com o objetivo de testar o software, cujo acesso está disponível apenas para os desenvolvedores e o cliente.

Ambiente de Produção

Dizer que um ambiente é um ambiente de produção significa que ele está operando, processando, gerando e armazenando dados. Ao contrário do ambiente de homologação, o ambiente de produção é acessado pelos usuários finais a partir de uma URL pública ou download em uma loja de apps.

Analytics

É o termo utilizado para se referir ao uso de dados e estatísticas para análises e tomada de decisões.

Angular

O Angular é um framework JavaScript Open Source, criado pelo Google e usado para desenvolvimento web e mobile.

API

API vem da sigla em inglês "Application Programming Interface" e se refere ao conjunto de rotinas de programação, comandos, funções, protocolos e objetos que funcionam como conectores de sistemas, softwares e aplicativos.

Aprendizado de Máquina / Machine Learning

Aprendizado de Máquina ou Machine Learning é um ramo da Inteligência Artificial que utiliza modelos analíticos  (algoritmos) que aprendem a identificar padrões, tomar decisões e realizar tarefas a partir da coleta, análise e correlação de dados. Antes da Máquina "aprender sozinha", existe um trabalho de análise e pré-processamento de dados que é feita pela equipe de desenvolvimento para garantir que a tecnologia responda da forma esperada.

Arquitetura de Software

É a definição dos componentes de software, suas propriedades externas, e como ele irá se relacionar com outros programas. Esse termo também é utilizado para se referir à documentação da arquitetura de software do sistema, registrando as decisões iniciais a respeito do projeto, o que além de facilitar a comunicação entre stakeholders, permite o reuso de componentes e padrões entre projetos.

Atomic Design

Atomic Design  é uma metodologia criada para auxiliar na construção e na evolução das interfaces digitais a partir de sistemas modulares. É dividido em 5 fases: Átomos, Moléculas, Organismos, Templates e Página.

Automatização de processos

A automatização de processos se refere ao ato de automatizar atividades repetitivas e corriqueiras, ou seja, torná-las automáticas a partir do uso de tecnologias.

B

Back-end

O desenvolvimento back-end está relacionado à programação e processamento de dados do que está por trás da interface das aplicações, sistemas ou produtos digitais.

Big Data

Se refere ao grande volume de dados, estruturados ou não, que podem ser utilizados por instituições para a geração de produtos, estratégias e pesquisas.  Área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais

Boilerplate

Boilerplate é o termo utilizado para se referir a um trecho de código que pode ser incluído repetidas vezes com pouca ou nenhuma alteração. Geralmente, este código boilerplate não tem função nenhuma relacionada ao negócio ou ao problema que se deseja resolver.

Business Agility

Business Agility é a capacidade de um negócio se adaptar às demandas do mercado. Quanto mais veloz e eficiente, mais ágil ele é.

Business Analytics

Business Analytics é o processo de coleta e mensuração de informações e dados, para utilizar essas análises para a tomada de decisões das empresas.

Business Intelligence

Business Intelligence é o processo de definição de como dados serão coletados e monitorados para, posteriormente, serem utilizados no planejamento estratégico.

C

CEO

Sigla em inglês que significa "Chief Executive Officer". É um dos principais cargos de liderança dentro das empresas, responsável por tomar decisões, gerenciar recursos, operações e atuar como ponto central de comunicação entre o administrativo e o operacional.

CFO

CFO é o acrônimo para "Chief Financial Officer", cargo de diretoria responsável por todas as atividades financeiras de uma empresa.

COO

Sigla para  "Chief Operating Officer", ou  "Diretor de Operações". Esse profissional é responsável pelas rotinas operacionais de uma empresa.

CTO

CTO é o acrônimo para "Chief Technical Officer'', ou Diretoria de Tecnologia. Quem ocupa este cargo de liderança é responsável pela visão estratégica, planejamento e execução de todas as demandas tecnológicas da empresa.

Clean Architecture /Arquitetura Limpa

Arquitetura Limpa ou Clean Architecture é um padrão de arquitetura de software arquitetural criado por Robert Martin, que favorece a implementação de sistemas com reusabilidade de código, coesão, independência de tecnologia e testabilidade.

Cocriação

Cocriar é o ato de desenvolver uma solução em conjunto com colegas de outras equipes, clientes ou mesmo outras empresas.

Computação em Nuvem / Cloud Computing

A Computação em Nuvem é a tecnologia que permite armazenar e acessar dados "na nuvem", isto é, sem a necessidade de servidores locais. Essa opção economiza recursos e facilita o acesso a dados, que podem ser conferidos a qualquer hora e em qualquer lugar, sem comprometer a segurança das informações.

CSS

O código CSS (Cascading Style Sheets) é um mecanismo criado para alterar o estilo e aparência de uma página ou documento online. O código CSS pode ser aplicado diretamente em tags ou dentro das tags <style>.

Cumulative Flow Diagram (CFD)

A Gráfico CFD, ou Cumulative Flow Diagram, é responsável por rastrear a saúde do projeto com o acompanhamento dos status das atividades semana a semana. Esse tipo de controle permite observar quais os principais gargalos de acordo com as proporções entre os estados das entregas.

Customer centric / Centrado no cliente

Dizemos que um produto, estratégia ou modelo de negócio é "customer centric" quando prioriza as necessidades dos consumidores, e não somente da empresa.

Customer Experience 

Customer Experience (CX) ou Experiência do Cliente são as percepções e impressões que uma pessoa tem ao comprar um produto ou contratar um serviço. Quem atua nessa área é responsável pela parte relacional do negócio, garantindo que o cliente tenha a melhor experiência possível. Além disso, auxilia a equipe de produto na gestão dos projetos e produz relatórios de atualizações e métricas para facilitar decisões estratégicas.

Customer Success

Customer Success (CS) ou Sucesso do Cliente é uma estratégia utilizada para manter os clientes ativos por mais tempo e reter mais receita. Tem como objetivo garantir que o cliente obtenha os resultados desejados ao utilizar um produto ou serviço.

D

Dashboard

Dashboards são mecanismos de reporte também conhecidos como painéis de gestão. Dados, métricas e evolução de indicadores de performance (KPIs) podem ser acompanhados através desse tipo de ferramenta.

Data Center

Data Center é um centro físico de processamento de informações, utilizado pelas empresas para hospedar as aplicações, servidores e bases de dados.

Deep Learning

Deep Learning ou "Aprendizagem Profunda" é uma ramificação do Machine Learning que utiliza redes neurais profundas para treinar inteligências artificiais a realizar funções cognitivas associadas à aprendizagem intuitiva.

Deploy

É o ato de colocar o programa para executar nos ambientes de homologação ou produção.

Desenvolvedor / Engenheiro de Software

Esse profissional é o responsável pelo desenvolvimento e programação de sites, aplicações, softwares e qualquer outro tipo de produto digital.

Desenvolvimento desktop

É a área de programação voltada para o desenvolvimento de aplicações e softwares que são acessadas através do sistema operacional nativamente, sem a necessidade de um navegador web, por exemplo.

Desenvolvimento mobile

É a área de programação voltada para o desenvolvimento de aplicativos e produtos digitais pensados para dispositivos móveis, como smartphones, tablets e smartwatches.

Desenvolvimento web (nativo ou híbrido)

É a área de programação voltada para o desenvolvimento de sites, aplicações, softwares e produtos digitais pensados para a internet. O desenvolvimento web nativo é realizado apenas para um sistema operacional mobile específico (Android ou iOS) e o desenvolvimento web híbrido é realizado para atender diferentes sistemas operacionais ao mesmo tempo.

Design Ágil

O Design Ágil está atrelado às metodologias ágeis e é um conjunto de técnicas e práticas baseadas no desenvolvimento de pequenas entregas incrementais e na validação das mesmas pelo cliente, possibilitando, dessa forma, uma correção de rota mais rápida. Envolve a experiência do usuário com um produto digital, assim como sua interface.

Design System

O Design System é uma das principais ferramentas do design, utilizada para facilitar a construção e atualização de diferentes produtos digitais. Este arquivo contém componentes reutilizáveis que guiam padrões visuais e podem ser combinados para a construção de qualquer número de aplicativos ou programas.

DevOps

DevOps é a combinação entre os termos "Dev" e "Ops", criado para designar a cultura colaborativa entre as equipes de Desenvolvimento e Operações, tendo como objetivo entregar um software funcional, de qualidade, seguro, estável e confiável.

Digitalização

A digitalização é a ação de tornar um negócio digital, algo que exige mudanças no modelo de atuação, a partir de novos processos, sistemas, ferramentas e meios de colaboração.

Digitização

É o processo de transformação de dados físicos (no papel)  em formato digital, com a geração, transmissão e acesso de informações de forma totalmente online.

Discovery

A etapa de discovery de um projeto permite entender melhor a proposta, verificar suposições em relação ao produto e validar funcionalidades, fluxos e conceitos, otimizando, assim, tempo e dinheiro.

E

Elixir

O Elixir é uma linguagem de programação dinâmica que utiliza o paradigma funcional, concorrente por padrão, e é executada na máquina virtual do Erlang. O foco principal da linguagem é fornecer, de forma produtiva, ferramentas para construir aplicações distribuídas e de fácil manutenção.

Endpoint

Endpoint ou "ponto de extremidade" é um serviço, uma URL que o software expõe para que outras peças de software, como o front end, possam requisitar informações.

Escopo Aberto

Um projeto com escopo aberto é entregue em etapas e tem flexibilidade para o entender as necessidades no decorrer do desenvolvimento do produto digital.

F

Flutter

O Flutter é um framework criado pelo Google que utiliza Dart como principal linguagem e permite a criação de aplicações mobile iOS e Android.

Front-end

O desenvolvimento front-end está relacionado à programação da interface gráfica, ao que o usuário consegue enxergar e interagir em um sistema ou produto digital.

Full Stack

O profissional Desenvolvedor Full Stack é aquele que atua no front-end, back-end, banco de dados e mobile. Por ser um profissional bastante versátil, cada vez mais empresas contratam seus serviços.

H

Hard Skills

As chamadas hard skills são aquelas habilidades, capacidades e conhecimentos técnicos que adquirimos ao longo da vida, normalmente através de cursos, graduações e experiências práticas.

Hardware

A língua portuguesa traduziu o termo em inglês "hardware" como "equipamento". Para a engenharia eletrônica se refere aos componentes físicos de computadores e outros sistemas microeletrônicos. Já para a engenharia da computação, hardware é a unidade central de processamento, a memória e os dispositivos de entrada e saída de informações.

Hipercolaboração

É o termo utilizado para definir a criação de ecossistemas de inovação, envolvendo diferentes parceiros, tecnologias e networks para cocriar soluções realmente transformadoras.

I

IaaS - Infrastructure as a Service

O IaaS (Infrastructure as a Service) é uma prestação de serviço que oferece uma infraestrutura de TI automatizada e escalável a partir de seus próprios servidores, cobrando apenas pelo o que o usuário consome. Esta infraestrutura inclui armazenamento, hospedagem e redes. Assim, ao invés de adquirir licenças de software ou servidores próprios, as empresas alocam seus recursos conforme suas necessidades.

Indústria 4.0

A Indústria 4.0 também é chamada de 4ª Revolução Industrial. O termo foi criado para relacionar a integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, aplicadas aos modelos de produção e à automação industrial.

Integração de sistemas

Uma integração de sistema é uma atividade de desenvolvimento de software na qual componentes de diferentes sistemas (separados entre si)  são combinados em um todo.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial simula a capacidade humana de resolver problemas práticos, simular situações e encontrar respostas. Utiliza o Aprendizado de Máquina e outros sistemas de algoritmos para tomar decisões de forma independente a partir de dados digitais.

Interface do Usuário

É o espaço onde ocorre a interação homem-máquina, seja no ambiente físico ou digital. Um exemplo de interface física é o controle remoto. Já a tela de um programa no computador ou de um aplicativo são exemplos de interfaces digitais.

J

Java

O termo Java pode se referir a uma linguagem de programação orientada a objetos baseada em C, e também a uma plataforma computacional criada pela Sun Microsystems em 1995.

JSON

JSON é um acrônimo de JavaScript Object Notation, um formato compacto de representação de dados em forma de texto legível para humanos e máquinas, baseado em JavaScript e que permite a troca de dados de forma rápida e simples entre sistemas.

L

Lead Time

O gráfico de Lead Time é responsável por identificar gargalos no processo de construção de um projeto, através do acompanhamento dos períodos entre o início de uma atividade até seu término, buscando entender quanto tempo cada atividade ou entrega leva para ser realizada.

M

Metodologias Ágeis

As Metodologias Ágeis são métodos de desenvolvimento de projetos com foco em ciclos curtos de desenvolvimento, entregas bem definidas e melhoria contínua de cada uma dessas etapas. Assim, se torna possível também identificar erros e corrigi-los de forma muito mais rápida e pontual. Scrum, Lean e Kanban são alguns exemplos de Metodologias Ágeis.

Métricas de desenvolvimento

As métricas de desenvolvimento de produtos digitais são indicadores adotados para acompanhar a execução de um projeto, apontando melhorias, promovendo discussões sobre o andamento das atividades e facilitando a tomada de decisões.

Monte Carlo

O relatório de Monte Carlo utiliza estimativas e estatísticas para definir a probabilidade de tempo das entregas de funcionalidades, miltones ou do projeto como um todo.

MVP

MVP é a sigla em inglês para Minimum Viable Product ou, em português, "Produto Minimamente Viável". O MVP é a menor e mais simples versão de um projeto, com a entrega de uma primeira versão completa, com funcionalidades simplificadas, até mesmo quando falamos em produtos digitais bastante robustos.

N

NodeJS

O Node.js é um ambiente de execução, uma plataforma para desenvolver aplicações web e desktop escaláveis e de alta performance, que utiliza JavaScript como linguagem.

NPS

NPS ou Net Promoter Score é uma métrica criada para medir a fidelidade de um cliente em relação a uma marca ou empresa.

O

Overengineering

Overengineering é o ato de desenvolver uma solução digital muito mais complexa, robusta e com recursos e funcionalidades excedentes ou desnecessárias para os objetivos propostos.

P

PaaS - Platform as a Service

PaaS (Platform as a Service) é o serviço que, além de oferecer todos os itens básicos da IaaS, fornece ferramentas e recursos necessários para criar e gerenciar aplicativos de forma segura. Um bom exemplo de PaaS são os servidores que hospedam sites.

PoC - Provas de Conceito

Prova de Conceito, Proof of concept ou PoC são nomenclaturas para o ato de representar uma experiência de uso com o mínimo de custo possível, validando suposições e gerando novas definições de forma rápida, simples e barata e, assim, fornecendo uma visão mais precisa do caminho a traçar durante o projeto.

Product Design

Product Design ou Design de Produto é a área responsável pela concepção, criação e desenvolvimento de novos produtos físicos ou digitais. Envolve pesquisas de mercado, pesquisas com o usuário, MVPs, Design de Experiência, Design de Interface, entre outros.

Product Designer

Product Designer ou Designer de Produto é quem atua na concepção, criação e desenvolvimento de produtos físicos ou digitais. No digital, essa pessoa irá realizar pesquisas, estudos, criar wireframes, pensar no fluxo do usuário, na experiência, na interface, entre outros.

Product Illustration

Product Illustration ou Ilustração de Produto são desenhos que, ao lado de outros elementos gráficos, como textos e botões, informam o usuário sobre alguma coisa. Tem como objetivo transmitir empatia e agregar valor ao produto.

Product Manager

Product Manager ou Gerente de Produto é a pessoa responsável pela gestão do desenvolvimento do produto. Participa ativamente na identificação de requisitos, no planejamento do escopo e no acompanhamento do status report, orçamento, contrato, entre outros.

Product Owner - PO

Product Owner é quem faz a ponte entre o cliente e o fornecedor de tecnologia para alinhamento de expectativas durante o desenvolvimento de uma solução. É responsável pelas definições do produto, mantendo a integridade conceitual e estratégica do software em construção. Auxilia na priorização do backlog e precisa estar presente em todas as agendas de rotina.

Produto Digital

Produto é o objeto físico ou digital que surge após um processo de fabricação. Geralmente, são criados para satisfazer demandas do mercado que surgem a partir das necessidades das pessoas. Os Produtos Digitais utilizam tecnologias digitais no seu desenvolvimento e podem ser softwares, aplicações móveis, web ou desktop.

Project Management Office - PMO

O Project Management Office é o departamento dentro de uma empresa responsável pela definição e manutenção dos padrões de entrega dos projetos em desenvolvimento.

R

React 

O React é uma das bibliotecas mais populares entre os desenvolvedores que trabalham com JavaScript, utilizada para incrementar o trabalho de front-end e para construir a Interface de Usuário (IU).

React Native

O React Native é um framework híbrido para desenvolvimento de apps. Ele funciona como uma biblioteca e facilitador de recursos de JavaScript, que possibilita o desenvolvimento de aplicações mobile, tanto para Android como para iOS.

Ruby 

O Ruby é uma das principais linguagens de programação do mundo.  Foi criada a partir da mescla de outras linguagens (Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp). Seus principais diferenciais são o aumento da produtividade e a gama de ferramentas oferecidas para facilitar o trabalho de engenharia de software.

S

SaaS - Software as a Service

Software as a Service é um local onde você pode hospedar seu software para que seja acessado pela web, geralmente a partir de um login. Na maioria das vezes, as empresas contratam planos de assinatura e utilizam os programas que precisam "na nuvem".

Sintaxe de linguagens

Cada linguagem possui suas próprias regras. Entender como elas funcionam é entender sua sintaxe.

Sistema em produção 

Manter um sistema em produção significa mantê-lo em pleno funcionamento.

Software

Entre outras definições, é também o produto desenvolvido pela engenharia de software. Inclui o sistema desenvolvido, manuais e especificações, e é considerado um bem capital. Pode ser desenvolvido para uso interno ou para atender uma dor de mercado.

Soft Skills

As soft skills são competências e habilidades comportamentais e interpessoais. Também chamadas de "habilidades humanas", são aquelas que moldam a forma como um profissional consegue aplicar a sua bagagem e experiência no dia a dia com as equipes, colaboradores e clientes.

T

Testes com o usuário

Testes com o usuário são estudos realizados com a participação de quem utilizará o produto em desenvolvimento para verificar se o mesmo atende suas necessidades e expectativas. O objetivo do teste é validar e otimizar a solução para lançamento no mercado.

Teste Unitário

O Teste Unitário é uma parte de código automatizada, isto é, um programa executável que testa outro programa para simular uma função interna ou processamento. Poderá ser executado repetidas vezes para conferir se o comportamento esperado continua sendo o mesmo após alterações no código do sistema.

Throughput

O Gráfico de Throughput mostra quantas funcionalidades foram entregues num período de tempo e é utilizado para manter um ritmo do projeto saudável.

Transformação Digital

A Transformação Digital representa uma mudança profunda e significativa nas empresas, que envolve modificações estruturais e culturais, utilizando a tecnologia para alcançar objetivos como melhora de produtividade, geração de valor para clientes e aumento nas vantagens competitivas.

U

UI Design

UI Design ou User Interface Design é o design com foco na interface apresentada para o usuário, responsável por criar telas e interações mais fáceis e amigáveis. Chamamos de UI Designer quem atua profissionalmente nessa área.

User flow

User flow refere-se ao mapeamento e ao caminho que o usuário percorre dentro de uma aplicação, software ou produto digital.

UX Design

UX Design é uma abreviação para User Experience Design (ou Design da Experiência do Usuário). Seu objetivo é melhorar continuamente a usabilidade de um produto digital ou físico, simplificando etapas e otimizando interfaces. Chamamos de UX Designer a pessoa que atua profissionalmente nessa área.

UX Research

A pesquisa de experiência do usuário ou UX Research permite coletar dados e insights de usuários, através de uma variedade de metodologias durante todo o processo de construção de um produto. São os resultados desses métodos que orientam o desenvolvimento durante o processo e aumentam as chances de sucesso do projeto. Quem trabalha com isso é chamado de UX Researcher.

UX Writing

O UX Writing consiste em uma estratégia de conteúdo para produtos digitais. A escrita é planejada para auxiliar a navegação e garantir a melhor experiência entre interface e usuário. Quem atua profissionalmente aqui é chamado de UX Writer.

W

Wireframe

Wireframe é uma simulação da interface de um produto para avaliar como suas telas (ou partes) interagem entre si.

Cláudia Bär
Cláudia Bär

Redatora | Designer e produtora de conteúdo há 10+ anos. Estuda inovação, tendências de mercado, comportamento humano e é artista nas horas vagas.

LinkedIn