KPIs de Transformação Digital: indicadores de mudança

A Transformação Digital possibilita às empresas a definirem estratégias e mudanças para o agora e para o futuro. Mas como acompanhar a evolução dessa mudança tão profunda? Os KPIs de Transformação Digital entram em jogo para garantir processos eficientes e resultados verdadeiros. Entenda mais no post sobre o tema!

Alan Braga

Alan Braga

June 17, 2021 | leitura de 8 minutos

business

A Transformação Digital é a realidade para empresas que querem se manter atuais, melhorar a produtividade e ganhar em lucratividade. Tudo isso indo muito além da digitalização dos processos, mudando a mentalidade empresarial, a cultura organizacional e algumas vezes até mesmo o modelo de negócios. A inovação potencializa a capacidade comercial, reestrutura financeiramente uma empresa e capacita as equipes para modelos muito mais atuais de trabalho.

Na maioria dos casos, esse processo de transformação profunda acontece em etapas e de forma gradual, o que gera a necessidade de acompanhar a evolução das mudanças. Com isso, a mensuração do processo de Transformação Digital se faz necessária. 

Se você quer entender quais são os indicadores que devem ser acompanhados, seus benefícios e como começar a implantar KPIs de Transformação Digital na sua empresa, chegou ao conteúdo certo! Vamos abordar todos esses pontos ao longo deste texto. 

Por que utilizar indicadores de Transformação Digital?

Os KPIs, também chamados de indicadores, podem ser aplicados para acompanhar e medir também a evolução da Transformação Digital das empresas. Essa é uma das formas mais seguras de verificar se os objetivos estão sendo alcançados, em quanto tempo e com que qualidade.

Começar a Transformação Digital de uma empresa sem pensar nesses aspectos e sem preparar o terreno para entender as evoluções feitas em cada etapa são alguns dos maiores problemas enfrentados por quem entra nessa mobilização de mudança sem bagagem, preparo ou com imediatismo.

Abrir mão desse tipo de controle durante um processo de Transformação Digital pode acarretar em perdas de histórico, processos ineficientes, baixa percepção de valor devido à falta de acompanhamento e até má aplicação dos recursos financeiros. 

Leia também - Os maiores desafios da transformação digital nas empresas

Quais são as vantagens ao utilizar KPIs de Transformação Digital?

Por outro lado, acompanhar os indicadores de Transformação Digital possibilita entender a evolução através de dados, avaliar de forma criteriosa todas as etapas e processos, verificar se os objetivos estão alinhados e perceber os benefícios da inovação empresarial.

Confira as principais vantagens:

Maior eficiência operacional

Com acompanhamento, a operação do negócio pode ser acompanhada de perto. Fica mais fácil identificar novos processos bem-sucedidos e aqueles que precisam ser modificados. Assim, o desempenho é melhorado, bem como os resultados.

Atualização no modelo de negócios

Os indicadores de mudança auxiliam também na transformação do negócio para o digital, tornando-o mais compatível com as necessidades atuais do mercado. 

Com os indicadores certos é possível também mudar as estratégias, modelos e processos adotados, caso estes não estejam entregando o que foi projetado anteriormente.

Melhora na experiência do cliente

Os KPIs auxiliam não apenas na operação, mas também no resultado mais importante do fim do fluxo: a entrega feita para o cliente. Mais do que isso, o cliente precisa ser escutado e estar satisfeito em toda a experiência de consumo. As mudanças nas expectativas do público devem ser levadas em consideração e as métricas de Transformação Digital auxiliam as empresas a monitorar as medidas com foco no consumidor.

Tomadas de decisão mais assertivas

Não existe tomada de decisão segura e correta que aconteça com base em achismos. Com os dados concretos fornecidos pela implementação e acompanhamento dos indicadores de mudança, a visão dos resultados é mais dinâmica, e as decisões se tornam analíticas e estratégicas.

Fluxos mais enxutos e ágeis

Com o acompanhamento constante das métricas de resultados as mudanças podem ser feitas de forma muito mais ágil. O segredo está em ter muito claros os objetivos e operacionalizar todos os processos de acordo com os desafios e oportunidades do momento.

Assim, todo o trabalho desempenhado ganha flexibilidade e as melhorias são feitas com mais agilidade, poupando recursos financeiros e operacionais.

Afinal, quais indicadores de Transformação Digital devem ser acompanhados? 

Os indicadores variam de acordo com cada tipo de ação e processo implementado na empresa, além das necessidades mapeadas e objetivos definidos. Dois parâmetros principais devem estar presentes na definição desses indicadores: as melhorias operacionais causadas pelas ferramentas adotadas e os rendimentos de receita gerados por elas.

O objetivo central do negócio e a saúde da empresa também devem estar no foco de qualquer esforço --- e isso inclui o monitoramento de indicadores. Com um objetivo claro e presente em todas as estratégias, a Transformação Digital acontece de forma contínua, sólida e com foco em resultados. 

Por este motivo vale também fazer algumas perguntas-chave antes de definir quais indicadores serão acompanhados:

  • Qual o cenário atual?

  • Qual o objetivo da empresa?

  • Os objetivos de cada setor estão alinhados com o objetivo principal?

  • Qual o resultado comercial desejado?

  • Quais serão os itens que serão acompanhados?

  • Com qual velocidade as mudanças estão acontecendo?

  • Os departamentos já estão integrados ou é preciso melhorar esse aspecto?

  • Como as equipes e colaboradores estão sendo gerenciados?

  • A cultura organizacional está com a atenção devida para a mudança?

  • Os colaboradores se sentem envolvidos e estão em conformidade com a cultura organizacional proposta?

Listamos aqui alguns dos principais e mais relevantes KPIs de Transformação Digital.

Retorno Financeiro

Uma das métricas que mais interessam quando falamos em qualquer tipo de investimento corporativo é o retorno financeiro. O ROI avalia o retorno sobre o investimento e pode ser aplicado em relação ao processo de Transformação Digital, comparando os ganhos obtidos e os custos para tal. 

No setor de inovação não é tão simples chegar à medição de ROI, já que este depende de muitos fatores. Além disso, processos de Transformação Digital têm impacto em todos os aspectos comerciais, incluindo o próprio produto ou serviço oferecido e a satisfação dos clientes no pós-venda. 

Mais um ponto a ser considerado na hora de acompanhar o ROI da Transformação Digital é que empresas inovadoras preferem trabalhar com OKRs (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados Chave). Esse tipo de métrica de inovação auxilia a avaliar todo o processo e não só o resultado final, com objetivos de curto prazo e os resultados são avaliados periodicamente.

Customer Centricity

A centralização das operações no cliente é uma das características de empresas inovadoras e que entendem o papel do consumidor no contexto atual. Portanto, fazem parte dos indicadores de Transformação Digital a evolução de como a empresa se apresenta, interage e entrega para o cliente os produtos ou serviços dentro do aspecto digital. 

O cliente hoje quer uma experiência rápida, que possa ser acessada em qualquer lugar, a qualquer momento, através do canal ou plataforma escolhida por ele e com as comodidades que a tecnologia pode oferecer.

Alguns indicadores dentro dessa categoria podem ser avaliações dos próprios consumidores, retenção de clientes, número de processos digitalizados, etc.

Tempo de entrega

A Transformação Digital também tem como objetivo melhorar aspectos como produtividade e otimização de recursos. E isso inclui, é claro, tempo. Por isso, as métricas de entrega dos projetos (principalmente quando falamos em desenvolvimento de software ou de inovação através de produtos digitais) ou das etapas operacionais devem ser acompanhadas.

Tenha certeza que você tem em mãos ou tem como resgatar o histórico dos resultados antes das mudanças serem implementadas, para que as novas ferramentas, processos e modelos de inovação possam ser avaliados de acordo com esse comparativo.

Engajamento de funcionários

Os colaboradores também fazem parte de um público altamente impactado pela Transformação Digital. Existem dois pontos dessa relação entre funcionários-empresa que transparecem a evolução dos processos:

  1. Resultados em produtividade;

  2. Engajamento dos funcionários;

Deve ser monitorada a adesão dos colaboradores e o uso dos processos e ferramentas de inovação. Os funcionários podem também avaliar as mudanças, novas ferramentas, desempenho dos elementos de inovação. Outros pontos de atenção são as mudanças na eficiência do recrutamento, na evolução nos planos de carreira e na cultura organizacional como um todo.

Você também pode se interessar: Sua empresa está utilizando as métricas de inovação certas?

Um ponto importante que deixamos aqui para simplificar seu monitoramento é dividir as métricas acompanhadas em projetos menores com KPIs específicos e que possam ser imputados pelos responsáveis por cada um deles. Assim, o trabalho de compilar os dados e fazer a análise também é simplificado por quem cuidará dessa estratégia.

Conclusão

O investimento em Transformação Digital é fundamental para empresas que não querem se tornar obsoletas no futuro, já que a tecnologia guiará a maior parte dos negócios. Muitos diriam que esse futuro já chegou. Mas, investir sem controle e acompanhamento é uma decisão que não trará os resultados esperados.

Para utilizar a Transformação Digital de forma estratégica e orientada, escolha os indicadores de evolução e faça um acompanhamento de todos eles, para assegurar que essa mudança na sua empresa aconteça eliminando ineficiências, potencializando recursos e gerando economia. 

A escolha dos indicadores também pode ser revista, caso você não consiga as informações necessárias ou caso existam mudanças nos objetivos e processos monitorados. Com esses dados e essa expertise em mãos, o processo de Transformação Digital da sua empresa só terá bons resultados a colher!

Ficou com alguma dúvida sobre o tema deste artigo? Vamos continuar essa conversa! Ficamos felizes em poder te auxiliar neste processo de mudança tão profundo e transformador.

Alan Braga
Alan Braga

Head of sales | Na área comercial há 15 anos, conectar pessoas e negócios é meu dia a dia e ser o elo da oportunidade com a realização é o que me que faz buscar que fazer sempre mais e melhor.

LinkedIn