Liderança não é um cargo, mas sim uma forma de agir

Todos nós somos líderes. Meu estilo de vida reflete o tipo de influência que vou emitir. As formas de influenciar variam desde os comportamentos corriqueiros, a trabalhar em equipe, usar uma plataforma como influencer ou adquirir um cargo. O alcance da influência muda, mas é inevitável, pois estamos sempre influenciando.

Isabella Viana

Isabella Viana

March 09, 2021 | leitura de 5 minutos

people

O que é ser um líder? Impossível falar sobre liderança sem refletir sobre isso. Ao conversar com diversos profissionais, vemos como muitos têm o objetivo de ocupar um cargo de liderança, ser reconhecido como influenciador, ou como uma referência, sem perceber que todos nós somos líderes. Todo dia estamos influenciando quem está ao nosso redor. Vamos apresentar aqui alguns exemplos de influência:

  • Quando chego na empresa e expresso uma atitude altruísta, estou influenciando;
  • Quando tenho uma atitude de respeito, ou ajudo alguém, ou apresento uma posição otimista, estou influenciando;
  • Quando faço o trabalho, me esforço para fazer bem feito, sou visto e estou influenciando outras pessoas a se esforçarem também, a melhorarem.

Precisamos ter a consciência de que nossas atitudes refletem e influenciam outras pessoas, e estas influências podem ser boas ou ruins. É uma decisão que deve ser tomada diariamente. Como vou me comportar? Como vou influenciar hoje?

Exemplos de liderança

Quando falamos em exemplos de liderança teremos as mais variadas respostas, e é exatamente o que encontramos nesta pesquisa realizada com 16 membros do Forbes Technology Council. Quando questionados sobre quem consideram ser o líder tecnológico mais influente encontramos nomes de peso como Elon Musk, Neil Gunter, Meredith Whittaker e Steve Jobs.

Não podemos deixar de falar também de Bill Gates, pois independente de as pessoas gostarem dos produtos da Microsoft ou não, é impossível ignorar o fato de que ele foi um dos grandes líderes da revolução tecnológica moderna. Milhares de pessoas são influenciadas pelos produtos das suas empresas e hoje é inevitável reconhecer sua influência no mundo dos milionários que seguem o caminho da caridade e generosidade.

Outro bom exemplo de liderança é Anne Wojcicki, co fundadora e CEO do 23andMe – empresa privada de testes de DNA. Anne mudou o mundo da genética e revolucionou os cuidados de saúde ao colocar nas mãos dos indivíduos informações ao testar sua ancestralidade para prever assim possíveis doenças genéticas. O kit de teste de genoma pessoal foi nomeado "Invenção do ano" pela revista Time em 2008. A partir de 2015, o FDA começou a aprovar os testes relacionados à saúde da 23andMe e em 2018, teve início uma colaboração de quatro anos com a GlaxoSmithKline para desenvolver novos medicamentos.

Usando esses 2 exemplos queremos explicar que as pessoas influenciam umas às outras para que frutos sejam gerados. Cada um de nós deixa um legado do seu passado e presente, e esse histórico gera uma influência.

Precisamos tomar cuidado para não confundir título com liderança, pois bons líderes não são profissionais que conquistaram algum cargo específico; bons líderes são profissionais que geram boas influências, e de forma positiva, auxiliam a equipe em que participam a alcançar resultados favoráveis de acordo com uma meta em comum.

Habilidades de um bom líder

Visto que todos somos líderes, temos a possibilidade de nos desenvolver ainda mais como tal. Para isso, é importante saber quais habilidades precisam ser desenvolvidas para que o caminho seja traçado da melhor forma.

Em nosso blog, já temos um post falando sobre a liderança do futuro para que você esteja sempre se adaptando neste mundo exponencial. Mas neste post, gostaríamos de pontuar algumas habilidades que te auxiliarão não só na adaptação, mas no seu desenvolvimento como líder:

  • Se comunicar de forma eficaz, expondo seus pontos de vista de forma clara;
  • Experimentar. Pessoas que possuem diferentes experiências de vida tendem a tomar melhores decisões, pois seu histórico de aprendizagem tem mais repertório de análise;
  • Somar à equipe. É fundamental ser colaborativo, facilitando o dia a dia do time e valorizando o trabalho de cada colega, gerando o reconhecimento em grupo, e não somente individual;
  • Habilidade de criar canais de confiança. Para que a influência ocorra de forma eficaz, precisa haver confiança entre as partes. Quando há confiança, há harmonia entre o time, e fluidez nos processos. Esse é um trabalho muito delicado porque a confiança demora para ser adquirida, mas pode ser perdida muito rapidamente. A falta de confiança pode ser gerada quando os objetivos são egoístas e quando o ego impede o reconhecimento dos próprios erros;
  • Capacidade de delegar e dar autonomia. Um bom líder sabe que é impossível controlar tudo. Por isso, é necessário saber fortalecer as pessoas à sua volta, incentivá-las e valorizar suas qualidades;
  • Habilidade de ser sensível ao tempo. Por vezes será necessário dar um passo para trás, verificar se existe alguma falta de capacidade técnica na equipe, para buscar reestruturação e crescimento como time, ao invés de querer sempre seguir em frente e comprometer a qualidade das entregas de um projeto. Como diz John Maxwell, em “As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança”: “Ação errada, no momento errado, leva ao fracasso certo. ... Mas a ação certa no momento certo, leva, inevitavelmente, ao sucesso”.

Entendemos que liderança é uma forma de agir, e liderança positiva é saber exercer esta influência de forma que os objetivos sejam alcançados em equipe e com harmonia. Mais importante do que obter um título específico, é a arte de se desenvolver e aprender ao longo de um processo repleto de desafios e conquistas.

Referências:
Livro as 21 irrefutáveis leis da liderança
Liderança positiva: o que é, benefícios e como desenvolvê-la

Conteúdo cocriado por Isabella Viana, nossa Head de People, e Manoel de Oliveira Souza Co-founder e CTO da ateliware.

Isabella Viana
Isabella Viana

Head of People | Psicóloga, atualmente trabalha com recrutamento e área de People na ateliware. Apaixonada por pessoas e por tudo o que envolve melhorar o ambiente nas quais elas estão.

LinkedIn