Martechs: marketing e tecnologia juntos na transformação digital

Através do uso inteligente da tecnologia, as Martechs chegaram para revolucionar a forma como as empresas planejam e executam tarefas de marketing, reduzindo custos no processo e aprimorando os resultados.

Gessica Shono

Gessica Shono

April 19, 2022 | leitura de 6 minutos

business

A combinação entre marketing digital e tecnologia não é nova, mas o momento não poderia ser mais promissor para essa união: uma pesquisa da MarTech Alliance destaca que 61% das empresas esperam aumentar o orçamento destinado à utilização de Martechs em suas estratégias de marketing ainda em 2022.

Os motivos por trás disso são muitos. O crescimento avassalador do número de empresas na internet e o avanço da transformação digital das companhias colocou o marketing digital no centro das estratégias de vendas. Fundamental para se criar uma sólida presença online, construir uma audiência qualificada e falar com o público na hora certa, o marketing digital veio para revolucionar a forma como as empresas se relacionam com o público e conquistam novos clientes.

É por isso que as Martechs são o futuro do marketing. Resumidamente, são softwares ou produtos digitais que auxiliam na hora de planejar e executar diversas atividades, como envio de e-mails, automação de ações e coleta de dados. A constante evolução da tecnologia e a crescente adoção de Martechs pelas empresas transformaram esse recurso em uma tendência difícil de ser ignorada por quem deseja criar uma solução inovadora e de grande impacto.

O crescimento das Martechs no cenário digital não é uma surpresa, e o ecossistema está se expandindo rapidamente: estima-se que hoje existam cerca de 9.500 soluções do tipo no mundo todo. Esse número pode ser explicado pela necessidade constante das empresas de adotar soluções tecnológicas de marketing digital e mostra a força dessa tendência para quem deseja desenvolver uma Martech.

O que são Martechs?

O termo Martech vem da combinação das palavras "marketing" e "tecnologia" e significa usar, de forma inovadora e estratégica, soluções digitais para aprimorar processos repetitivos do marketing digital. Mais do que isso, as Martechs são capazes de gerar relatórios e coletar dados valiosos para facilitar tomadas de decisão e aprimorar planejamentos.

Martechs são, também, empresas que oferecem essa tecnologia às suas equipes ou aos seus clientes para que possam realizar campanhas otimizadas de marketing digital, reduzindo custos no processo e aumentando a taxa de retenção e fidelização de clientes. O objetivo é tornar o trabalho mais simples e preciso, com simplificação de tarefas e mensuração do desempenho de campanhas de mídia paga ou do tráfego de uma landing page, por exemplo.

Um dos exemplos mais populares de Martech é o próprio Google Analytics, plataforma que oferece informações sobre a audiência e o comportamento dos usuários, acompanhamento em tempo real de métricas de um domínio e dados sobre campanhas de marketing realizadas. O MailChimp é outro que une marketing digital e tecnologia: com a ferramenta, é possível automatizar e-mails e segmentar listas de contatos, assim como monitorar e gerenciar disparos de conteúdos. 

Martech: a evolução do Marketing Digital

Se antes o marketing era baseado na oferta e procura, hoje essa regra não pode mais ser aplicada. Estamos vivendo a era do Marketing 4.0, e isso significa dizer que a tecnologia está no centro de qualquer atividade diária. A internet e as redes sociais tornaram-se uma parte fundamental do cotidiano e mudaram a forma como as pessoas se relacionam com empresas e consomem produtos, entretenimento e até serviços.

Enquanto no Marketing 3.0 as empresas apostavam em mídias tradicionais, como TV, revistas e rádio, para divulgar suas marcas, hoje a conquista do público reside fundamentalmente na transformação digital. Adaptar-se às novas tecnologias e aos comportamentos dos consumidores nesse cenário é essencial para qualquer negócio.

Agora, mais do que nunca, a coleta de dados possibilita a tomada de decisões estratégicas em um ambiente altamente competitivo. Por isso, não é difícil de enxergar que as Martechs são o futuro, também, do Marketing 4.0. Ferramentas de automação, por exemplo, eliminam processos repetitivos, fazendo com que as equipes possam se concentrar em novas estratégias e inteligência de negócio.

Por que criar uma Martech?

Apostar na criação de uma Martech significa acompanhar as tendências desse cenário que mostram que tais soluções são imprescindíveis para as empresas se manterem competitivas e alcançar novos clientes. Para você ter uma ideia, o mercado de Martechs está avaliado em US$ 121 bilhões, de acordo com uma pesquisa da Chiefmartec.

Aliás, as possibilidades de soluções que as Martechs oferecem são inúmeras. Isso porque garantem plataformas para resolver diferentes problemas, desde ações já mencionadas, como otimizar processos, automatizar tarefas e coletar dados, até mesmo uma combinação de todas elas. Veja algumas das principais características das Martechs:

  • Gestão de Processos

O trabalho da equipe de marketing envolve diversas tarefas, muitas delas repetitivas e que demandam muito tempo, tornando os processos não só lentos, mas também desgastantes e com altos custos. As Martechs entram justamente para romper esse obstáculo e aprimorar a administração de diversas funções. Um exemplo é a Pipefy, uma plataforma de gerenciamento de processos enxuta e funcional que automatiza tarefas manuais, que centraliza processos e que nasceu na ateliware.

  • Automação de marketing

O mundo do marketing exige um trabalho em escala para atingir cada vez mais consumidores ao mesmo tempo em que demanda uma personalização cada vez maior de conteúdos. As Martechs podem facilitar essa tarefa ao automatizar o envio de e-mails marketing, por exemplo, para bases de clientes pré-definidas, permitindo inserir variáveis que garantem uma execução sob medida.

  • Mensuração de resultados

Uma das grandes necessidades das empresas hoje é coletar e analisar dados para tomadas de decisão mais estratégicas. Esclarecer resultados de campanhas de marketing para que equipes possam corrigir possíveis desvios e aprimorar os resultados é um dos grandes destaques das Martechs, que permitem a mensuração de estratégias em andamento  e auxiliam a aumentar a produtividade e lucratividade do negócio.

Mais do que fundamentais para as empresas que desejam crescer, as Martechs são o futuro do marketing, e suas soluções são tão significativas que é impossível ignorar seus impactos no cenário digital.

Na hora de entrar nesse mercado promissor, conte com a ateliware para desenvolver uma Martech sob medida. Ter em mãos um produto digital comercializável, com possibilidade de monetização da plataforma, é o primeiro passo para explorar um novo mercado e fazer parte do rápido crescimento da tecnologia no mundo do marketing.

mkt_blog_banner_discovery_3.png

Referências:

Gessica Shono
Gessica Shono

Marketing Coordinator | Publicitária, comunicóloga e marketeira de formação. Uma pessoa curiosa que busca aprender e se desenvolver a cada dia e que gosta de ouvir boas histórias.

LinkedIn