Maturidade digital: a métrica que sua empresa precisa acompanhar bem de perto

Utilizadas na maioria das vezes de uma mesma forma, transformação digital e maturidade digital são conceitos diferentes, mas que se compreendidos podem ser a virada de chave que a sua empresa precisa para os tempos atuais. Confira neste artigo o que caracteriza cada um desses conceitos.

Alana Zonato

Alana Zonato

August 26, 2021 | leitura de 6 minutos

business

A digitalização dos processos e a transformação digital já são parte integrante da grande maioria das empresas brasileiras. De acordo com a pesquisa realizada pela Sambatech e Samba Digital, 62,5% das empresas brasileiras devem investir de 10% a 30% do faturamento total em transformação digital ainda em 2021.

O processo de transformação digital requer a adoção de medidas ágeis em resposta às constantes mudanças de mercado com o objetivo de gerar valor para melhorar a relação produto-cliente e o time-to-market.

Dado este contexto podemos começar a falar de Maturidade Digital, pois uma vez que a transformação digital demanda flexibilidade e dinamismo para responder às mudanças, boas escolhas farão a diferença, logo é importante ressaltar que boas decisões exigem maturidade.

E se ainda não ficou claro que Transformação Digital e Maturidade Digital são conceitos bem diferentes, fique tranquilo pois vamos colocar todos os "pingos no is" neste conteúdo.

A transformação digital é um processo que pode, em tese, resultar em Maturidade Digital. Entretanto, nem todas as transformações digitais levam à Maturidade Digital, e nem toda Maturidade Digital resulta de uma Transformação Digital. Isso porque a Maturidade Digital não é estática, uma meta que se alcança uma vez e pronto, acabou.

Por exemplo, se sua empresa inicia o processo de Transformação Digital, não pode somente esperar que a Maturidade Digital ocorra sem esforço. Existe todo um processo de pensamento e planejamento que é necessário para assegurar de que a adoção de novas tecnologias está de acordo e atendendo aos objetivos e necessidades específicas do seu negócio.

Saiba mais → Os maiores desafios da transformação digital nas empresas

Mas enfim, o que é Maturidade Digital então? Como você verá no decorrer deste conteúdo, Maturidade Digital definitivamente envolve a aplicação de mudanças concretas à sua presença digital aqui e agora, também envolve a integração da flexibilidade para continuar se transformando na arquitetura técnica e filosófica de sua empresa.

Maturidade digital: o que é?

Em suma, a Maturidade Digital é caracterizada por um processo gradual de mudanças e aprendizados onde o que se avalia, é a capacidade de uma empresa em aprender, responder e beneficiar-se apropriadamente dos desenvolvimentos tecnológicos que de alguma forma alteram o mercado. Utilizamos "apropriado" porque o processo de se responder a mudanças requer mudanças internas que vão além do investimento em tecnologia.

Existem alguns indicadores de performance que demonstram o crescimento das empresas, como: tempo de resposta ao mercado, receita, rentabilidade, qualidade de produtos e hoje, mais do que nunca, experiência do cliente.

Empresas digitalmente maduras conhecem e entendem de necessidades de mudanças em toda organização, especialmente em estratégia, operações, cultura, dados, clientes e tecnologia para poder ter uma resposta mais rápida às necessidades de se manter competitivo em um mercado em constante mudança. Resumindo, uma empresa digitalmente madura entende o porquê de se investir em alguma tecnologia, por exemplo. E será capaz de responder às inovações e mudanças tecnológicas de um mercado, quer ela já tenha iniciado essas mudanças, quer ela ainda não tenha nenhum controle sobre elas.

Como saber se minha empresa é digitalmente madura?

Assim como não temos como saber ao certo, qual a virada de chave que nos define como adultos maduros, não existe uma definição clara e única que poderíamos identificar como a virada de chave para a Maturidade Digital.

A questão é, se você e sua empresa entendem a importância da transformação digital e da necessidades constante em investir em digitalização, digitização e automação de processos, e tem estas questões alinhados a estratégia da empresa como um todo e ainda trata com a devido valor a experiência do usuário/cliente, então você está no caminho certo.

Podemos dizer que um possível próximo passo seria entender como as novas tecnologias e ferramentas podem auxiliar o seu negócio a melhorar os indicadores de performance que você e seu time planejaram, lembrando que, ​​como sua organização implementa tecnologia é apenas uma pequena parte de se ser maduro. A diferença entre investir em uma tecnologia "hype" e investir em uma base sólida para a tomada de decisão rápida, isso com certeza vai poder ajudar na sua trajetória rumo à Maturidade Digital.

Transformação Digital vs. Maturidade Digital

A maior diferença entre Transformação e Maturidade Digital é em relação ao porquê. Se sua empresa entende como um investimento de recursos pode criar valor pelo meio digital, então ela está digitalmente madura.

O principal objetivo da Transformação Digital é trazer para as empresas a necessidade de adequação ao momento global de constante mudanças e o ganho de produtividade. Mas para se conseguir fazer isso de uma forma que esteja alinhada com a estratégia, a empresa precisa ter um certo nível de maturidade.

Como já mencionado anteriormente, nem toda empresa que passa por um processo de Transformação Digital, é madura digitalmente e mesmo que duas empresas de mesmo porte e segmento passem pelo mesmo processo de Transformação Digital, certamente cada uma colherá frutos diferentes neste processo, pois sua Maturidade Digital é diferente.

As empresas então que possuem maior Maturidade Digital, vão se adaptar mais rápido e conseguirão manter-se competitivas, pois estas entendem o porquê de se transformar digitalmente, e evitam se transformar simplesmente pela necessidade ou porque todos estão se transformando. As empresas com baixos níveis de Maturidade Digital têm dificuldade em entender o valor de se investir em novos produtos e em novas tecnologias, porque existe uma lacuna na compreensão do que isso significa a longo prazo.

Como tornar a minha empresa madura digitalmente?

Maturidade Digital é um assunto que está em alta, logo existem diversos estudos e metodologias sendo desenvolvidas, a questão é que não existe um único modo de metrificar a maturidade da sua empresa.\ Mas lembre-se que uma empresa digitalmente madura estará sempre fazendo perguntas e pesquisando seu mercado e as ferramentas disponíveis. Dará muita importância a feedbacks e terá uma compreensão detalhada da competição existente em seu segmento de atuação e com isso compreenderá suas próprias limitações e também o seu potencial.

Com isso em mãos esta empresa irá atrás das melhores pessoas para ajudar neste processo contínuo ,assim como também irá se alinhar a fornecedores de tecnologia para ajudar na implantação e desenvolvimento de softwares e soluções de tecnologia para atender seu negócio.

Aqui na ateliware somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida -- customizado, e em nosso processo de criação de produtos digitais junto a nossos clientes, empregamos em todo nosso processo, mas especificamente na fase de discovery um tempo para considerar todas as situações e únicas da sua demanda para ajudar a entender quais as perguntas certas para entender seu mercado, usuário e outros fatores importantes.

Mais que apenas um fornecedor de software aqui na ateliware ajudamos na transformação digital dos negócios e estamos em constante melhorias e atualizações para cocriar o que realmente fará diferença em nossos clientes a curto, médio e longo prazo.

Referências

https://www.bcg.com/en-br/capabilities/digital-technology-data/digital-maturity https://sloanreview.mit.edu/article/digital-maturity-not-digital-transformation/

Alana Zonato
Alana Zonato

Head of marketing | O aprendizado contínuo me fascina e é isto que este mundo da tecnologia me proporciona. A adaptação é minha única constante, além claro de uma boa trilha sonora.

LinkedInInstagramTwitter