Por que investir em transformação digital?

Ao investir em transformação digital, as empresas modificam seu modus operandi, culminando na criação de novos processos e/ou produtos. Em muitos casos, a transformação digital gera novos insights para os negócios, que, por sua vez, poderão encontrar oportunidades de mercado, até então, imperceptíveis. Mas, atenção: a transformação digital exige maturidade, algo que só pode ser alcançado com o devido preparo. Saiba mais.

Alan Braga

Alan Braga

February 16, 2021 | leitura de 6 minutos

business

O mercado nunca é o mesmo por muito tempo. Nos últimos 200 anos, tivemos 4 revoluções industriais e fomos da Era da Produção para a Era do Cliente, onde produtos e serviços estão cada vez mais acessíveis, customizados e competitivos.

Até mesmo o "Novo Normal" não é tão novo assim. O termo foi cunhado em 2009 e, na época, se referia à adaptação dos EUA ao pós-crise de 2008. Ele expressa uma quebra de paradigmas, uma mudança radical na sociedade, onde questionamos nosso modo de fazer as coisas, nossas preferências e valores, por isso, foi escolhido para descrever o momento atual.

Em diferentes níveis e aspectos, todas as pessoas físicas e jurídicas foram impactadas pelas turbulências desencadeadas pela pandemia, algo que nos fez refletir sobre adaptabilidade e preparo.

Quando abordamos estes dois pontos estamos falando, também, em inovação. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não precisa ser sempre disruptiva, abrupta, uma ideia bilionária que vai revolucionar o mundo dos negócios.

Inovar, hoje, é questão de sobrevivência, é reinventar a si mesmo - e não necessariamente criar um novo produto, uma nova marca. Inovar é repensar o modelo de negócios, as operações, o relacionamento com os clientes e o que sua empresa está entregando como valor.

É aqui que a transformação digital entra como uma aliada. Após digitalizar seu negócio, está na hora de desenvolver e aplicar novas ideias para aumentar a produtividade e a qualidade de seus processos, produtos e serviços.

Portanto, não espere começar a perder para mexer no seu time. Transforme seu negócio para estar sempre à frente.

Inovar é, sim, assumir possíveis riscos. Mas, sabe o que é ainda mais arriscado? Permanecer no mesmo lugar.

A transformação digital é agora!

A estagnação não é mais opção. Para manter um negócio saudável e competitivo, ele precisa se adaptar continuamente às demandas do mercado e dos consumidores.

Por isso dizemos que a transformação digital é cíclica, ou seja, não é um objetivo final, um projeto que se encerra e vai para a gaveta. Transformação digital é incorporar a cultura tecnológica no dia a dia da empresa, é conceber o mundo com novas lentes, uma atitude que irá modificar o modus operandi, podendo culminar na criação de novos processos e/ou produtos. Em muitos casos, ela poderá, até mesmo, gerar novos insights para seu negócio, pois você encontrará oportunidades que, até então, eram imperceptíveis.

Você deve investir em transformação digital se quiser:

  • Melhorar o desempenho de suas atividades;

  • Integrar setores; 

  • Melhorar resultados;

  • Encontrar novos nichos no mercado;

  • Ampliar seu alcance comercial;

  • Conquistar e reter novos clientes;

  • E evoluir continuamente.

Por que investir em transformação digital

Se estes motivos não são suficientes, tenho mais argumentos para provar que a transformação digital é o que seu negócio precisa:

1. Seu negócio depende disso (mesmo que você ainda não saiba)

Quando o empresário Jorge Paulo Lemann afirmou, em 2018, que se sentia um "dinossauro apavorado'", ficou claro que até mesmo grandes empresas, com décadas de experiência no mercado, podem desaparecer.

Muitas ainda estão presas às mesmas formas de fazer as coisas e, com isso, perdem espaço para concorrentes ou novas soluções.

Exemplos clássicos são a Yahoo! e a Kodak. A primeira já teve seu valor estimado em U$125 bilhões e, em 2017, foi vendida por "apenas" U$44 bilhões. Já a segunda, chegou a faturar U$16 bilhões em 1996, e 16 anos depois foi vendida pela "bagatela" de U$24 milhões.

O que aconteceu com essas duas empresas?

A Yahoo! Foi precursora de serviços online. Até os anos 2000, a empresa se consolidava como um dos maiores servidores de e-mail e portais de conteúdo. Mas, sua falta de visão a levou a realizar uma série de escolhas erradas, como a aquisição de empresas que caíram no esquecimento dos usuários pouco tempo depois. A falta de informações personalizadas, algo imprescindível aos consumidores atuais, também contribuiu para seu declínio.

A Kodak, por sua vez, perdeu mercado para a Fujifilm, que, ao contrário da empresa americana, rapidamente se adaptou às novas demandas da época, lançando câmeras digitais e produtos mais acessíveis. O erro da Kodak foi embarcar no digital quando já era tarde demais. Como consequência, seus números despencaram e veio o pedido de falência em 2012.

2. Transformar é fazer a diferença

Os exemplos acima nos mostram que transformar faz toda a diferença. Investir em transformação digital é oferecer produtos e serviços mais compatíveis com as demandas dos usuários e do mercado, uma vez que seu ponto de partida está na descoberta, isto é, na identificação de pontos fortes e fracos, dores e oportunidades, restrições e requisitos que irão nortear o desenvolvimento da solução digital.

Mas, a transformação digital também ocorre de dentro para fora, isto é, a partir de um desejo interno de mudança, da necessidade de processos mais ágeis e bem estruturados, visando economizar recursos dentro das empresas.

3. Facilitar tomada de decisões - e sair na frente

Mesmo as empresas que já nasceram em ambientes digitais precisam estar atentas às mudanças de comportamento do mercado e dos consumidores. A transformação digital, além de tornar o coração da empresa tecnológico, concentra seus esforços nas pessoas, isto é, nos usuários, sejam eles clientes internos ou finais.

Com isso, a tomada de decisões é facilitada, pois sua empresa terá um norte, um objetivo claro, e não estará simplesmente seguindo modismos, adotando tecnologias sem um propósito definido.

Maturidade digital

Antes de eleger qual tecnologia irá lhe apoiar nesta jornada, é importante saber que a transformação digital vai potencializar a capacidade comercial do negócio, o que, por sua vez, exige planejamento estratégico, mudanças na cultura empresarial, reestruturações financeiras e uma equipe capacitada.

Isso significa que, para atingir seus objetivos, você precisa de preparo, o que chamamos de maturidade digital. Embora 70% das empresas tenham aumentado seus investimentos em TD, cada uma está em um momento diferente. Companhias digitalmente maduras são centradas no cliente, voltadas à experimentação e possuem uma estrutura organizacional clara. No entanto, empresas com menor maturidade, apesar de terem consciência da necessidade de mudança, ainda precisam de maior integração das tecnologias em seu cotidiano.

De todo modo, quando uma empresa sabe para onde ir, o que ela quer transformar e como fazer isso, o primeiro passo já foi dado. Pouco a pouco, ela irá construir sua trajetória rumo à transformação digital e verá seu investimento gerar frutos.

Se o mercado mudou, então, por que seu negócio ainda é o mesmo? Investir em transformação digital é garantir sua presença no futuro.

ateliware_cba_banner-02_800x200.png

Referências:
- Pioneirismo, crises e más escolhas: Conheça a trajetória do Yahoo; Canal Tech. 
- Lemann diz que é um dinossauro apavorado, mas que luta para se reinventar; Época Negócios.
- Digital transformation spend increase during Covid-19 pandemic, says IFS study; Information Age. 
Alan Braga
Alan Braga

Head of sales | Na área comercial há 15 anos, conectar pessoas e negócios é meu dia a dia e ser o elo da oportunidade com a realização é o que me que faz buscar que fazer sempre mais e melhor.

LinkedIn