Programa de treinamento ateliware: capacitando desenvolvedores nos desafios do dia-a-dia

Alguns aprendizados precisam da experiência para se tornarem completos, e é isso que o programa de treinamento ateliware busca auxiliar na capacitação dos desenvolvedores que participam.

Germano Lodi

Germano Lodi

August 02, 2022 | leitura de 2 minutos

people

O crescimento de carreira nos exige bastante esforço e dedicação. Seja por meio de graduações, cursos externos, especializações ou estudos por conta, estar se capacitando é parte vital para que alcancemos o progresso que almejamos em nossa trajetória profissional.

Entretanto, diversos conhecimentos não podem ser simplesmente transmitidos por livros, cursos ou até professores. Algumas coisas podem ser absorvidas somente através da experiência e contato direto com os problemas que surgem no dia-a-dia.

Quando a situação é a de um profissional que está nos primeiros passos de sua carreira, isso se torna ainda mais complicado: a própria entrada no mercado exige confiança da parte da empresa, que estaria contratando um profissional inexperiente, oportunidade de provar todo aquele esforço e dedicação que estava sendo construído e até um pouquinho de sorte.

Buscando alavancar esse processo de aprendizado de desenvolvedores inexperientes com bastante potencial, mas sem comprometer a qualidade de entrega de nossos produtos e serviços, a ateliware criou seu programa de treinamento.

Programa de treinamento

Durante um período de 6 a 8 semanas, uma squad formada por desenvolvedores que ainda não possuíram a oportunidade de serem inseridos em projetos "da vida real" tem como desafio trabalhar em projetos da empresa que, apesar de possuírem bastante valor de negócio, são voltados exclusivamente para atender demandas da nossa operação. Importante salientar que esses colaboradores em treinamento estarão sendo sim remunerados nessas alocações internas.

Ferramentas de controle de horas, de organização de profissionais, de acompanhamento de feedbacks são apenas alguns exemplos de aplicações que estão sendo construídas por desenvolvedores que estão tendo, enfim, a oportunidade de viver o dia-a-dia de desenvolvimento.

Dia-a-dia esse, que buscamos prover no programa, é idêntico aos de projetos para clientes: abordamos com a mesma seriedade a qualidade e ritmo de entrega, a cobrança exercida sob o projeto como um todo (pelo cliente e pela liderança), os rituais e os processos que já aplicamos com bastante sucesso em nosso framework de construção de produtos digitais e todo os grandes desafios e particularidades da nossa área.

Uma vez considerados "formados" no programa de treinamento, os desenvolvedores estão aptos para atuar em quaisquer projetos da ateliware, com toda a exigência com a qualidade de entrega que nossa empresa considera primordial.

Se você se identificou com o perfil do nosso programa de treinamento, ou conhece alguém que pode se interessar, confira a página de vagas da ateliware.

Germano Lodi
Germano Lodi

Software Engineer | Gerenciamento de projetos, qualidade e estatística. Divido o coração entre programar e gerenciar. Enxadrista amador.

LinkedIn