Provas de conceito: transformando qualquer projeto em um projeto de inovação

Todo o projeto é concebido com o senso de que vai gerar melhoria e evolução para o negócio, mas as novas ideias e conceitos levantados devem ser provados. A identificação de erros deve ser encarada como uma possibilidade real e não devemos esperar até a conclusão do projeto para encontrá-los. É lógico, então, tentar encontrá-los no início para que seja possível descartar essa idéia ou conceito, ou talvez mudar a abordagem a fim de atingir o resultado esperado através da prova de novas possibilidades.

Manoel Souza

Manoel Souza

October 22, 2020 | leitura de 5 minutos

dev

O sucesso do projeto está diretamente ligado a um bom planejamento. Logo, precisamos estruturar um plano para executá-lo, pontuando expectativas, processos, recursos, tempo, comunicação e possíveis riscos. Dentro do mapeamento dos riscos deve-se entender todos os gaps de conhecimento e incertezas sobre a abordagem, processo e tecnologia.

Não se deve iniciar um projeto sem ter a certeza que é possível executar as ideias levantadas e que essas ideias vão realmente gerar o resultado esperado. Recursos serão economizados, o projeto poderá custar menos.

Um projeto qualquer pode ser transformado em um projeto de inovação a partir do momento em que se adota uma postura de experimentação, buscando realizar algo com uma abordagem nova e inesperada ou diferente.

Para tanto é preciso separar as provas de conceito em provas de funcionalidade e provas de conceito de tecnologia. Vamos explicá-las a seguir.

O que é uma prova de conceito (Proof of concept, PoC)? 

É o exercício de representar uma experiência de uso com o mínimo de custo possível, e assim dar uma visão mais precisa do caminho a traçar durante o projeto. Dessa forma, avaliamos a solução e geramos um entendimento rápido de que caminho pode ser percorrido ou o que deve ser mudado.

Ao provar conceitos, as ideias são retiradas do papel. O objetivo é torná-las reais e palpáveis eliminando, assim, suposições e gerando novas definições de forma rápida, simples e barata.

A prova de conceito pode ser de tecnologia, o teste de uma nova ferramenta ou linguagem ou de uma solução. E pode ser também um teste de um processo, a execução de um passo a passo para uma abordagem de negócio.

Às vezes, a prova de conceito pode ser executada apenas gerando mensagens e documentos de forma manual para validar um processo, mas também pode envolver prototipação para se validar o resultado visual com usuários.

A prova de conceito para uma construção seria uma maquete construída com escala muitas vezes menor. Para um carro seria um modelo em miniatura. Para uma solução de tecnologia seria um programa sem tela, ativado manualmente pelo terminal executando uma rotina. Para um processo, a definição de papéis por usuários e a execução do fluxo inicialmente com controle manual.

Como transformar um projeto qualquer em um projeto de inovação com transformação digital?

Devem ser eliminados o conceitos pré definidos. É necessário criar um entendimento de que o que foi feito até hoje é legado. A experiência anterior é extremamente importante, mas ela pode ter ficado obsoleta (algo menos trabalhoso, ou com custo menor, ou mais completo e funcional pode ter surgido). Então, adquirir um novo aprendizado torna-se o foco. Um novo projeto é uma oportunidade de inovar, de buscar novas tecnologias, novas abordagens para se resolver um problema, novas técnicas e soluções para o usuário.

Todos concordam que novas tecnologias estão surgindo com novos conceitos e melhorias, e que as pessoas estão mudando seus comportamentos e visões de mundo.

Esse questionamento deve ser levantado: o que foi feito e como foi feito até hoje continua válido para a situação atual e para o futuro?

Então, saindo da zona de conforto, ao buscar utilizar algo novo existe um cuidado a ser tomado. Não é necessário gastar 6 meses (ou até mais) de esforço e orçamento em uma idéia e depois descobrir que está foi equivocada ou não atinge o resultado esperado. Nesse momento, se entra a necessidade de utilizar provas de conceito para acelerar essas decisões e acertos.

Por isso, o projeto deve ser dividido em subseções onde algumas são consideradas seguras e outras como riscos. Esses riscos devem ser endereçados para as provas de conceito. Após a execução dessas provas, aí esses riscos são mitigados.

Pode-se assumir, então, que todo o projeto que possui provas de conceito mapeadas é um projeto de inovação que vai gerar transformação digital para a empresa.

Veja também: Qual é a relação entre transformação digital e inovação.

As provas de conceito geram um impacto positivo na criatividade

As provas de conceito devem sempre responder as perguntas originalmente feitas no início do levantamento do projeto. Esse objetivo deve ser mantido e respeitado.

Ao fazer provas de conceito, os engenheiros se colocam no lugar dos usuários, das pessoas que vão realmente utilizar as ferramentas e idéias do negócio.

Nesse momento, observa-se uma evolução da idéia: novas áreas de pensamento surgem para tentar facilitar e discutir a abrangência do conceito, assim como o público com tipos de usuários diferentes a se alcançar.

Comece a fazer provas de conceito, alguns exemplos que aplicamos na ateliware

Para provar o conceito de um aplicativo, crie um protótipo navegável e convide usuários chave para utilizá-lo, analisando o comportamento.

Para provar o conceito de uma nova tecnologia ou funcionalidade, crie um programa simples que executa uma rotina ou fazer uma chamada, verificando se é possível realizá-la e se a solução responde de forma adequada.

Para provar o conceito de um novo sistema, crie uma conta de teste, faça alguns cadastros, simule algumas rotinas e veja se ele atende os requisitos necessários.

Para provar o conceito de um novo equipamento, solicite uma demo ou peça emprestado, e invista tempo utilizando o equipamento para testar sua usabilidade.

Para provar o conceito de um processo, inicie com um usuário de teste, avalie como ele se comporta, qual o resultado da mudança.

Essas provações devem ser feitas sempre de forma rápida e com baixo custo. Lembre-se que o objetivo é validar a idéia ou descartá-la o mais rápido possível e buscar novas abordagens se for o caso.

Conclusão

É interessante olhar o histórico, nos últimos projetos da ateliware, todos apresentaram inovações. Pequenas e até grandes mudanças.

Aplicamos a experiência e unimos com as novas suposições. Mas para termos a segurança do sucesso do avanço, provamos os conceitos antes de assumi-los como verdade.

O resultado é uma crescente evolução segura dos projetos de transformação digital, aumentando a qualidade na entrega, tomadas de novas abordagens, novas métricas de gerenciamento e novas soluções de tecnologia.

Referências:
POC to guide our choices in the innovation process
MVP vs Prototype vs POC -- A complex choice of strategy, made simple
Proof of Concept: Definition & Best Practices
Manoel Souza
Manoel Souza

Software Engineer | Possui 16 anos de experiência com sistemas ERP, é App Full Stack developer e co-fundador da ateliware. Gosta de tocar violão e sempre que pode empresta seu talento musical para o grupo da igreja.

LinkedIn