Software sob medida: o que é e quais as vantagens

Entenda o que é um software sob medida, quais as vantagens, quando sua empresa deveria considerar desenvolver um software sob medida e quando vale a pena terceirizar o serviço.

Gessica Shono

Gessica Shono

June 15, 2022 | leitura de 6 minutos

business

De acordo com a análise da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) o Brasil detém 40% dos investimentos em tecnologia em toda a América Latina. Ainda segundo o estudo, o país ocupa a décima posição no ranking mundial de investimentos em tecnologia da informação (software, hardware e serviços) e a liderança na América Latina, com base nos dados de 2021.

A partir desse cenário é possível perceber que o mercado nacional de tecnologia está aquecido e em ritmo acelerado, e cada vez mais empresas buscam os softwares e serviços de tecnologia como uma solução.

Cada negócio possui a sua particularidade, desde a usabilidade de seus usuários quanto ao problema a ser resolvido, mas em determinados casos, algumas dificuldades são comuns entre empresas, e por isso, é possível encontrar soluções prontas, que de fato podem resolver o problema.

Por outro lado, dependendo da maturidade em que sua operação e/ou negócio se encontram, existe a necessidade de ferramentas e fluxos mais específicos para a situação. E neste momento, softwares prontos não serão suficientes para alcançar o objetivo proposto, e a melhor solução para sua empresa é um software sob medida.

O que é um software sob medida?

O software sob medida é uma solução desenvolvida especificamente para atender as necessidades e objetivos da empresa que o solicitou.

Assim como uma roupa quando feita sob medida é idealizada a partir das medidas de quem vai usar, da ocasião e de referências, o software segue o mesmo princípio.

Antes mesmo de escolher o tecido, é necessário entender quem vai usar, como será utilizado, em quais condições, para qual ocasião, e qual o objetivo.

Ou seja, diferente de soluções prontas em que já se inicia na implementação do software, no software sob medida são feitas análises e pesquisas para garantir o resultado mais eficiente para a empresa e seu usuário. Dessa forma, no software sob medida é o produto que se molda ao negócio, e não o contrário.

Quais são as vantagens de um software sob medida?

Personalização e flexibilidade

A personalização e a flexibilidade sem dúvidas são as vantagens mais características de um software sob medida. A possibilidade de criar uma solução com todos os aspectos necessários para o sucesso do seu produto, tela a tela, desde as funcionalidades até os elementos utilizados, tudo 100% pensado em seu projeto.

Possibilidade de testes e validação

Independente se o seu produto será para o time interno, para otimizar processos, ou para público externo, como um lançamento, para saber se o software está alcançando o objetivo esperado, serão necessários a realização de testes.

O software sob medida é pensado com foco no usuário do produto, e portanto, com testes pensados neles também. Assim, é possível entender qual é o escopo mínimo necessário para fazer a validação do produto, um MVP, e com base nos resultados, ajustar ou readequar os próximos passos para garantir a melhor experiência e usabilidade do usuário. Dessa forma, o projeto ganha agilidade, uma vez que precisará de menos tempo para validar as hipóteses da empresa.

Retornos a curto, médio e longo prazo

Com base nos resultados dos testes e das validações, a empresa consegue ter visibilidade sobre os potenciais resultados do projeto e estabeler seu planejamento a partir disso, sendo mais assertivo e com maior previsbilidade.

Para públicos externos, os testes e as validações, além da questão de fit do produto com o usuário, ajudam também a gerar insights para o time de aquisição começar a trabalhar na estratégia de lançamento do produto.

Assim, possibilita que a empresa crie estratégias mais focadas no problema que resolverá para o usuário, entendendo sua percepção e comportamento, e como consequência, aumentando as chances de sucesso do produto desde o início.

Em casos que o foco é o time interno, os testes e validações facilitam a maior aderência do usuário, e portanto, a criação de processos mais estabelecidos logo no começo da utilização.

Como resultado, possibilita que o time direcione o foco em outras dores da empresa. Dessa forma, a curto prazo será possível melhorar um processo, e a médio e longo prazo resolver outras questões que estejam impactanto internamente.

Como saber se minha empresa precisa mesmo de um software sob medida?

Isso dependerá do momento de negócio da sua empresa. Se sua empresa está começando, possui um produto/serviço em andamento no mercado, e as operações ainda seguem com dores que costumam ser comuns para este estágio inicial, provavelmente encontrará soluções prontas no mercado que resolveriam o seu problema.

Já se o seu negócio pretende alcançar nichos de mercado mais específicos, ainda pouco trabalhados, que necessita de funcionalidades características em seu produto, provavelmente um software sob medida é o mais indicado para a sua empresa.

Um outro exemplo é quando sua operação cresceu e atingiu um nível de complexidade em que as soluções disponíveis não resolvem totalmente o que precisa, gerando muito trabalho manual, e dificuldade de realizar análises mais aprofundadas e detalhadas por cada dado estar em uma ferramenta diferente, impossibilitando uma visão macro da operação, neste caso, o software sob medida também pode ser a melhor solução para o seu problema.

Quando terceirizar o desenvolvimento do meu software sob medida?

Em casos de início de um produto, que você já tenha capital, mas não possui um sócio de tecnologia, a importância de um bom fornecedor de tecnologia pode ser vital para o sucesso do seu negócio, como ocorreu com o Pipefy junto com a ateliware.

Uma outra situação é quando a sua empresa já está funcionando, mas sua equipe de desenvolvimento interna já está com muita demanda, ou até mesmo com um foco específico no seu produto atual, e você pretende desenvolver um produto diferente.

Nesses casos, vale analisar o risco para não sobrecarregar o time, podendo gerar desmotivação e desengajamento, ou pior, turnover. Vale também levar em consideração a curva de aprendizado e adaptação para uma mudança de foco.

Inclusive, em muitas vezes uma equipe terceirizada de desenvolvimento pode contribuir não apenas na velocidade de entrega por serem especialistas no assunto, mas também contribuir para o aprendizado da equipe interna que estará em contato com um diferente know-how.

A ateliware

A ateliware cocria junto aos seus clientes produtos digitais seguros, escaláveis, robustos e com interfaces funcionais que geram experiências incríveis para os usuários. Utilizando e dominando as melhores linguagens de programação e ferramentas de tecnologia.

Cocriamos soluções digitais sob medida com excelência da ideação até o lançamento. Mais do que um fornecedor de tecnologia: a ateliware descomplica negócios por meio da tecnologia.

mkt_blog_banner_discovery_2.png

Referência

ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software)

Gessica Shono
Gessica Shono

Marketing Coordinator | Publicitária, comunicóloga e marketeira de formação. Uma pessoa curiosa que busca aprender e se desenvolver a cada dia e que gosta de ouvir boas histórias.

LinkedIn