Terceirizar o desenvolvimento de software: Confira as vantagens

Criar um software do zero ou terceirizar o desenvolvimento? Veja alguns dos benefícios de contratar um fornecedor de softwares e como as plataformas podem contribuir para o crescimento das empresas.

Alan Braga

Alan Braga

June 28, 2022 | leitura de 6 minutos

business

Foi-se o tempo em que as empresas podiam dispensar o uso de softwares. Hoje, a tecnologia é peça central para o contínuo crescimento de negócios, mas, principalmente para facilitar a organização do trabalho, automatizar processos, otimizar o tempo e reduzir custos.

O mundo está mudando - e de forma rápida e avassaladora. Se adaptar ao digital e colocar a tecnologia no centro das operações é fundamental para se manter competitivo no mercado e dar conta das demandas. É aí que surgem as dúvidas: criar internamente o próprio software ou terceirizar o desenvolvimento de softwares?

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre os benefícios de terceirizar o desenvolvimento de softwares, que pode ser a partir de uma demanda realizada inteiramente pela empresa contratada, ou com alocação dos profissionais dentro de um projeto que já esteja acontecendo na empresa, prática também conhecida como outsourcing, e o que levar em conta na hora de escolher um fornecedor de tecnologia.

A importância do uso de softwares

Qualquer negócio bem-sucedido deve estar atento ao seu posicionamento digital e à otimização de tarefas internas para continuar crescendo. Os softwares podem ser peças fundamentais para o crescimento de empresas e devem se adequar às necessidades de cada negócio para trazer resultados reais, e alcançar os objetivos propostos.

Independentemente do segmento de atuação da empresa, o uso de softwares contribui para um processo planejado e estruturado, contribuindo na eliminação de erros humanos e garantindo o bom funcionamento da empresa. Além disso, pode ser o passo que faltava para levar a empresa para o próximo estágio.

Alguns sinais de alerta podem ser observados para identificar de que há a necessidade de desenvolver um software ou contratar um fornecedor de soluções digitais:

Desorganização

Prazos perdidos, atrasos nas atividades internas e informações descentralizadas podem prejudicar a execução do trabalho e dificultar a entrega de resultados. Quando a empresa conta com diversas ferramentas que não dialogam entre si, isto é, que não estão integradas, o resultado são informações divergentes e, consequentemente, tomada de decisões que podem não contribuir para o crescimento do negócio.

Baixa eficiência

Atividades que demandam tempo da equipe e causam uma queda na produtividade: acenda o sinal de alerta de que é preciso apostar em um software. Quando a empresa não consegue alcançar seus objetivos e seguir crescendo pode ser um indicativo da necessidade de contar com um software de gestão de processos.

Falhas em armazenar dados

A análise de dados se tornou uma necessidade para compreender melhor o mercado, as tendências e para conhecer o perfil dos consumidores e tomar atitudes mais assertivas. Quando esses dados estão espalhados em diversas ferramentas não integradas, ou pior, quando não há uma gestão e análise de dados, pode ser um sinal de que é preciso adotar o uso de um software para facilitar a tomada de decisões e garantir competitividade no mercado.

Necessidade de automatizar processos

Tarefas repetitivas e manuais fazem as equipes de trabalho perderem tempo, recursos e esforços que poderiam ser melhor empregados em atividades que demandam mais estratégia e business intelligence. Nessas horas, é importante saber que é possível desenvolver softwares para automatizar funções e dar mais agilidade ao negócio.

Benefícios da terceirização de softwares

Uma vez detectada a necessidade de adotar o uso de softwares, surge a questão: desenvolver internamente ou terceirizar o desenvolvimento? Para ajudar a sanar essa dúvida, vamos destacar aqui os benefícios de contratar desenvolvedores externos para essa missão.

A terceirização do desenvolvimento de softwares vem conquistando o mercado brasileiro: de acordo com uma pesquisa a “Insight Reports – Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação”, esse segmento teve o maior crescimento em 2021, sendo que do total de receita bruta, 12% corresponde ao serviço de desenvolvimento de software sob medida.

Contratar fornecedores de software para desenvolver soluções personalizadas traz uma série de benefícios para as empresa:

Agiliza as entregas

Empresas especializadas no desenvolvimento de softwares sob medida contam com equipes especializadas, com foco em entregas ágeis e de ponta. Na ateliware, por exemplo, as equipes de design e desenvolvimento são especialistas em produtos digitais, focadas em entregas com agilidade e excelência.

Otimiza o tempo

Terceirizar o desenvolvimento de softwares permite que a equipe interna de TI esteja focada em outras atividades, aumentando a produtividade da empresa e otimizando o tempo de entrega de soluções, enquanto os fornecedores externos estão 100% dedicados no projeto.

Softwares sob medida

Engana-se quem pensa que terceirizar essa atividade vai resultar em uma solução desconectada com as reais necessidades da empresa. Na ateliware, as equipes trabalham de forma conjunta para criar produtos digitais específicos e personalizados, garantindo que o produto ideal seja construído em conjunto com cada cliente. Além disso, o desenvolvimento de softwares sob medida evita problemas de integração com as plataformas já utilizadas pela empresa.

Economia de recursos

Apostar na terceirização do desenvolvimento de softwares dispensa a necessidade de adquirir equipamentos, montar servidores, treinar equipes e contratar licenças. Essa economia de recursos pode ser investida em outras áreas da empresa, fomentando o crescimento do negócio e descomplicando o processo.

O que levar em consideração na hora de contratar um fornecedor de tecnologia?

Os softwares devem ser desenvolvidos de forma a sanar as necessidades específicas da empresa, por isso, é importante se atentar na hora de escolher fornecedores de soluções digitais, afinal, cada fornecedor de software tem o seu próprio método de trabalho.

A ateliware, por exemplo, trabalha em todas as etapas do processo de transformação digital, desde a identificação do problema até a construção de uma solução digital certeira, criada em conjunto com a empresa contratante.

E para se adequar da melhor maneira as necessidades da empresa, a empresa parceira pode escolher se prefere permancer com as metodologias e gestão já utilizadas internamente ou experimentar a gestão de projeto feita pela equipe ateliware com nossa metodologia proprietária.

Essa flexibilidade de se adequar as demandas do cliente, e mesmo assim conseguindo manter o padrão de excelência, inclusive, rendeu à ateliware um badge internacional por estar entre os Top Software Developers no Brasil segundo o Clutch.

Propriedade intelectual

Ao contrário de muitas empresas que ao final do processo de desenvolvimento do software, a empresa que terceiriza o serviço é proprietária do produto, na ateliware a propriedade intelectual é 100% do cliente.

Por isso, na hora de escolher um fornecedor, é preciso avaliar se as necessidades do negócio foram compreendidas e de qual forma deseja que esse processo seja feito em conjunto.

Design e usabilidade

Outro fator importante é verificar se o desenvolvedor de softwares tem um método ou uma equipe orientada para o design e não apenas focada em linguagens e frameworks. Afinal, plataformas de fácil usabilidade e intuitivas são fundamentais para o sucesso do produto.

Na hora de terceirizar o desenvolvimento de softwares, conte com a ateliware, especialista em criar produtos digitais. Da ideação à criação da solução, as equipes especializadas seguem um método ágil e orientado pelo design, desenvolvendo softwares do zero ou aprimorando plataformas já existentes.

mkt_blog_banner_discovery_2.png

Referência

Assespro-pr

Alan Braga
Alan Braga

Head of sales | Na área comercial há 15 anos, conectar pessoas e negócios é meu dia a dia e ser o elo da oportunidade com a realização é o que me que faz buscar que fazer sempre mais e melhor.

LinkedIn