Tipos de software: qual desenvolver para a sua empresa?

Apostar no desenvolvimento de softwares sob medida pode ser um ótimo negócio para atender necessidades específicas. Conheça alguns tipos de soluções e entenda como está o mercado de aplicativos.

Manoel Souza

Manoel Souza

June 07, 2022 | leitura de 7 minutos

business

É inegável que a Transformação Digital chegou com tudo e vem exigindo, cada vez mais, flexibilidade das empresas para se adaptar a esse novo cenário. Impulsionada pela pandemia, a TD se mostrou indispensável para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado. De acordo com uma pesquisa da Economist Intelligence Unit, 72% dos negócios precisaram colocar a tecnologia no centro das suas operações para continuar crescendo.

Hoje, é impossível pensar em um negócio, independente do segmento ou da escala, que não utilize algum tipo de software, seja para gerenciar processos, automatizar tarefas ou coletar dados. Não é à toa que o mercado de softwares personalizados vem crescendo exponencialmente: estima-se que até 2026, a indústria de desenvolvimento de aplicativos alcance a marca de US $703 bilhões!

Os motivos por trás desse crescimento vão muito além da Transformação Digital: estão intrinsecamente ligados às necessidades das empresas de terem em mãos um produto que atenda suas necessidades de forma efetiva e individualizada.

Neste artigo, você vai conhecer algumas soluções digitais que podem ser desenvolvidas especialmente para o seu negócio, tanto para otimizar processos internos, quanto para alavancar o crescimento da empresa.

Tipos de softwares

Apostar no desenvolvimento de softwares sob medida pode ser um ótimo negócio para atender necessidades específicas, mas para determinar qual o melhor tipo de solução digital para o seu negócio, é preciso, antes, conhecer cada tipo de software:

Aplicativo móvel ou mobile

Desenvolvidos especificamente para dispositivos móveis, os aplicativos mobile estão entre as principais apostas do mercado, afinal, o Brasil é um dos países que mais utilizam apps, de acordo com a pesquisa da State of Mobile 2022. No mundo todo, o uso de aplicativos móveis apresentou um crescimento de 31% no primeiro trimestre de 2021.

Na hora de desenvolver um app sob medida, é preciso avaliar a necessidade da sua empresa, já que há diversos tipos de aplicações mobile, como utilitários (que resolvem problemas de forma rápida, como calculadoras e bússolas), apps voltados para aumentar a produtividade e facilitar tarefas diárias, aplicativos para e-commerce, jogos e entretenimento.

Aplicativo web

Ao contrário do app móvel, o aplicativo web é executado na internet, ou seja, não necessita de instalação, armazenamento ou processamento local. Um bom exemplo são as plataformas SaaS (SaaS, do inglês Software as a Service), soluções hospedadas na nuvem que podem ser utilizadas de forma remota e através da internet.

Ao desenvolver um aplicativo web sob medida, é possível não só utilizá-lo para otimizar tarefas, mas também comercializar a plataforma, tornando-a um grande investimento. A Reports Valuates destaca que o mercado de Software as a Service deve valer, até 2026, US $307,3 bilhões.

Aplicativo híbrido

Desenvolvido em linguagem web, como HTML5, CSS e JavaScript, o app híbrido funciona em diferentes sistemas operacionais. É um dos tipos de software mais rápidos e práticos para serem desenvolvidos e seu investimento costuma ser inferior ao de um app móvel, por exemplo.

Os aplicativos híbridos são boas opções para empresas que buscam atingir um número maior de usuários, já que podem ser acessados através da web e são capazes de integrar sites e outros aplicativos. Alguns exemplos de apps híbridos de diferentes segmentos são Netflix (entretenimento), Evernote (produtividade) e Facebook (mídia social).

Apesar das vantagens, como a rapidez no desenvolvimento, a economia e sua versatilidade em se adaptar a diferentes segmentos, isso não significa que os apps híbridos são a melhor opção para todos os projetos. É importante contar com especialistas em desenvolvimento de softwares, como a ateliware, para avaliar as melhores opções para cada negócio.

Aplicativo nativo

Este tipo de software é desenvolvido especificamente para um sistema operacional. Assim, um app nativo para iOS só poderá rodar nesse sistema, enquanto um desenvolvido para Android só poderá ser instalado em um dispositivo compatível.

Uma das grandes vantagens é que os aplicativos nativos apresentam melhor usabilidade que outros, já que utilizam funcionalidades dos dispositivos, como GPS, câmera, microfone e contatos do telefone. Além disso, não demandam conexão com a internet para funcionar, já que o app é armazenado localmente.

Investir na criação de um aplicativo nativo pode ser uma solução para empresas que buscam oferecer melhor experiência aos seus usuários, com mais recursos, menos bugs e mais segurança.

Um exemplo de aplicativo nativo é o WhatsApp, que conta com uma versão para iOS e outra para Android, além do próprio Google Maps, que utiliza a localização do usuário para oferecer uma experiência mais interativa.

Aplicação web

As aplicações web são soluções digitais que funcionam diretamente nos browsers, dispensando a necessidade de instalação. Um bom exemplo são plataformas de e-commerce, como a minestore, cuja trajetória, inclusive, começou na ateliware.

De fácil usabilidade, esse tipo tem uma grande vantagem sobre todos os outros: não passa por instabilidade ou incompatibilidade com outros softwares, já que só é preciso uma conexão com a internet.

Para empresas que pensam em investir nessa solução, é válido ressaltar que as aplicações web podem ser adaptadas para diferentes segmentos e necessidades. A diferença entre elas e um site é a sua interatividade: o Pipefy, um site que funciona como gerenciador de tarefas, é um exemplo de aplicação web voltada para produtividade e otimização de processos internos.

Aplicação desktop

Ao contrário das aplicações web, a aplicação para desktop é um programa que precisa de instalação na máquina e não demanda conexão à internet. Essencial para empresas que necessitam de diversos usuários simultâneos sem correr o risco de prejudicar a produtividade por falta de conexão.

Com fortes níveis de segurança, aplicações de desktop oferecem mais estabilidade e controle das operações. Também chamados de softwares de área de trabalho, são programas de computador que oferecem uma experiência mais poderosa e personalizada e, por isso, são ideais para empresas que buscam uma solução mais completa.

Integração de API

API significa Application Programming Interface, ou seja, um conjunto de aplicações que permite a criação de plataformas, aplicativos, programas e softwares. Através de uma integração de API, é possível conectar diferentes programas para que eles conversem entre si, facilitando a troca de informações, agilizando processos e otimizando tarefas.

Soluções desse tipo criam uma automação entre os aplicativos, acionando atualizações sempre que uma informação for alterada em algum deles. Isso permite criar bancos de dados atualizados em tempo real para gerar relatórios precisos e aprimorar a tomada de decisão.

Por exemplo, se a sua empresa utiliza diversos softwares diferentes, é possível desenvolver uma API para que haja uma troca de informação entre eles. Assim, sempre que houver uma atualização em um dos bancos de dados, todos são automaticamente integrados.

Softwares como oportunidades de negócio

Não há dúvidas de que o mercado de aplicativos e softwares está em alta: uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Software estima que o setor deve crescer 14% em 2022.

Esse número é um bom indicativo de que apostar na criação de aplicativos pode ser uma oportunidade para negócios de diferentes segmentos e tamanhos, seja para o desenvolvimento de softwares para uso interno, quanto para comercialização de apps.

Antes de embarcar nessa tendência, no entanto, é necessário avaliar as reais necessidades do projeto para, assim, descobrir qual o tipo de app ideal. Na hora de desenvolver um software, conte com a ateliware, especialista em desenvolver, junto às empresas, um produto digital ideal e personalizado.

mkt_blog_banner_discovery_2.png

Referências:

hubify

data.ai

gcfglobal

einnews

apple

Manoel Souza
Manoel Souza

CEO e Founder at ateliware | Possui 16 anos de experiência com sistemas ERP, é App Full Stack developer e co-fundador da ateliware. Gosta de tocar violão e sempre que pode empresta seu talento musical para o grupo da igreja.

LinkedIn