Toda Transformação Digital precisa de um produto digital?

Para alcançar resultados positivos em produtividade e lucratividade, as organizações precisam alterar a mentalidade empresarial e a cultura organizacional, indo muito além da adaptação dos recursos e da digitalização de negócio: isso é a Transformação Digital. Saiba mais sobre o tema neste post.

Alan Braga

Alan Braga

May 27, 2021 | leitura de 5 minutos

business

Com o avanço incrível da tecnologia, a produtividade e a lucratividade nas empresas assumiram novos parâmetros, desafios e também novas formas de desenvolvimento.

Para alcançar resultados positivos nestes campos as organizações precisam alterar a mentalidade empresarial e cultura organizacional, indo muito além da adaptação dos recursos e da digitalização de negócio: isso é transformação digital.

Mas quando falamos nesse tipo de mudança mais profunda, ela precisa necessariamente estar atrelada à construção de produtos digitais próprios e customizados? E a digitalização e a transformação digital são sinônimos? É o que vamos descobrir ao longo deste texto. 

Neste blog post você entenderá:

  • O que é Transformação Digital e quais são seus tipos?

  • O que é e qual a importância da Digitalização de Negócios?

  • Como aplicar a Digitalização de Negócios na sua empresa?

  • Toda Transformação Digital precisa de um produto digital?

Vamos começar!

O que é Transformação Digital e quais são seus tipos?

Utilizar tecnologia como estrutura chave do negócio para melhorar os resultados. Esse é o processo chamado de Transformação Digital. 

Essa transformação é estratégica, profunda e contínua, indo muito além da adaptação de apenas uma área da empresa, da aquisição de novas tecnologias ou da digitalização dos processos. Transformar digitalmente significa melhorar o desempenho, os resultados, a cultura interna e a satisfação dos clientes, utilizando a tecnologia como parte do negócio. 

Tipos de Transformação Digital

Toda Transformação Digital empresarial é profunda e estratégica. Mas não existe apenas uma forma de modificar a cultura organizacional através da tecnologia. Apresentamos aqui dois caminhos que podem  ser seguidos:

Transformação de processos

Uma das formas de atualizar a empresa é através da inovação dos processos internos. Essa não é uma tarefa simples e não deve ser realizada em apenas uma área, mas sim em todas, de forma analítica, encontrando pontos de melhoria e soluções mais modernas e tecnológicas para cada processo realizado em cada etapa.

Essa transformação começa com um diagnóstico minucioso, passando pela escolha e implementação dos novos processos. Fazer benchmarking com outras empresas que já passaram por essa mudança auxilia (e muito) na agilidade e nos resultados.

Transformação do modelo de negócios 

Outra opção para impulsionar um negócio com a Transformação Digital é investir na mudança do modelo de negócio. Isso significa mudar de forma estrutural a empresa, pensando em implementar novas tecnologias para criar um modelo escalável e de expansão acelerada. 

Startups são exemplos de negócios que já nascem com o DNA da Transformação Digital. Mas empresas já ativas no mercado que não começaram dessa forma também podem investir na inovação de seus modelos de atuação. 

Transformação Digital vs. Digitalização de Negócios

Existe alguma confusão no mercado entre os termos "Transformação Digital" e "Digitalização de Negócios". Principalmente para quem está entrando no universo da inovação agora, pode parecer que os dois termos são sinônimos ou que se referem ao mesmo processo. 

Mas, na verdade, a Digitalização é uma parte da Transformação Digital (muitas vezes a primeira etapa a ser implementada). Te explicamos com mais detalhes aqui:

O que é Digitalização de Negócios?

A Digitalização do Negócio está relacionada com a condução ao digital. Isso implica em levar para o digital conteúdos, práticas do dia a dia e tecnologias utilizadas. Esse processo também é constante e busca sempre melhorias, necessitando de revisão periódica das ferramentas e métodos empregados. 

Por que é importante para as empresas?

A Transformação Digital precisa de negócios digitalizados. Porém, ela vai além da digitalização, analisando e mudando todos os aspectos do negócio. Se você pretende transformar digitalmente o seu negócio precisa, necessariamente, passar pela digitalização.

Além de ser um primeiro passo para essa mudança estrutural e estratégica, a Digitalização de Negócios por si só já traz benefícios como a redução de custos, mais solidez em relação ao cenário externo, o crescimento sustentável a longo prazo, a possibilidade de escalonamento e a construção de uma base de produção e de dados que pode ser acessada e produzida de qualquer lugar, a qualquer momento.

Como fazer a Digitalização de Negócios?

O pontapé inicial para tornar-se um negócio digital é a análise dos processos e padrões utilizados hoje. Depois desse mapeamento de todas as áreas da empresa, ficará mais fácil enxergar as necessidades de atualização e oportunidades de melhoria, mesmo daqueles processos que já fazem uso de tecnologia. 

Digitalizar não significa apenas implementar novas tecnologias, significa também utilizar a tecnologia certa e que trará melhores resultados de acordo com o que cada empresa precisa. Nem toda solução tecnológica entrega o que é de fato necessário e é bastante comum encontrar negócios investindo muito em soluções que não as atendem.

Identificados esses pontos, passa-se para a etapa de escolha e implementação dessas novas soluções. Aqui, podem ser utilizadas soluções de prateleira, soluções pré-prontas criadas por uma fábrica de software, ou podem ser desenvolvidas soluções digitais customizadas, criadas e pensadas desde o momento de concepção para os objetivos, realidade e necessidades de cada negócio. 

Toda Transformação Digital precisa de um produto digital?

A criação de um produto digital exclusivo para a sua empresa é um salto importante e um diferencial dentro do mercado, é claro. 

Mas esse passo à frente depende de fatores como o momento atual da empresa, da dor que precisa ser solucionada, dos recursos disponíveis, do objetivo do negócio e do nível de maturidade digital. Alguns problemas podem ser resolvidos com soluções prontas, que precisam da adaptação da empresa à solução; outras com soluções pré-prontas, com módulos e processos personalizáveis que muitas vezes são suficientes para a necessidade encontrada. 

Já outras precisam de uma solução customizada, pois não há nada no mercado que atenda exatamente a necessidade identificada. Essa solução pode, em algum momento, se tornar inclusive um produto que a empresa irá comercializar externamente ou oferecer como solução aos seus próprios clientes. 

Com essas possibilidades, o diagnóstico e análise da necessidade de cada empresa se tornam ainda mais importantes.

Se a sua empresa não quer ficar para trás e quer ganhar em competitividade atendendo as necessidades do nosso mundo altamente digitalizado, comece a investir em inovação! Fazer parte desse cenário permitirá impulsionar oportunidades e transformar os resultados obtidos.

Alan Braga
Alan Braga

Head of sales | Na área comercial há 15 anos, conectar pessoas e negócios é meu dia a dia e ser o elo da oportunidade com a realização é o que me que faz buscar que fazer sempre mais e melhor.

LinkedIn