entenda como a ateliware construiu o sistema operacional robusto da Bcredi

Segmento | Fintech do mercado imobiliário
Entrega |
Sistema operacional completo
Linguagens + ferramentas |Elixir, Phoenix, Google BigQuery, Kubernetes
Tempo do projeto| 6 meses

"O grande triunfo da ateliware está não só na qualidade técnica, mas também em ter uma visão holística muito clara de como começar um negócio com tecnologia. As provocações da ateliware fizeram toda a diferença e o pontapé inicial da Bcredi não seria o mesmo sem a participação deles."

Maria Teresa Fornea | Co-Founder & CEO da Bcredi

1

Por quê?

Desafios tecnológicos para alavancar no mercado de fintech

A Barigui Cia Hipotecária, instituição financeira com mais de 10 anos de mercado, estava no processo para o lançamento de uma fintech no mercado de crédito com garantia de imóvel e financiamento imobiliário - a Bcredi.

A procura na época era por fornecedor externo de tecnologia para resolver alguns desafios, pois já estavam trabalhando há cerca de seis meses no desenvolvimento da fintech e havia um sentimento de que o braço tecnológico talvez estivesse seguindo o caminho errado.

O objetivo principal era o desenvolvimento do sistema base para a operação da Bcredi, uma ferramenta que unisse também a consolidação de dados e resultados para acompanhamento. Desde o início a intenção era que o trabalho resultasse, além do desenvolvimento, em uma consultoria para que o projeto pudesse seguir de forma independente no futuro.
2

Como?

Entender o todo resulta na melhor solução a longo prazo

Bcredi já havia iniciado o desenvolvimento do produto. Portanto, num primeiro momento, foi negociada a contratação da ateliware para um mês de assessment, para avaliação do que já havia sido construído até então e consultoria para definição dos próximos passos. Depois desse período de análise e entendimento, a conclusão foi que seria muito mais simples, rápido e perene começar uma nova aplicação do zero.
Depois de ponderar, a Bcredi decidiu confiar no trabalho da ateliware e abrir mão da solução que haviam construído até então, com o acordo de que um primeiro MVP do produto já seria entregue em 3 meses, dentro da dinâmica de trabalho que já aplicamos em todos os nossos projetos, com entregas rápidas, testáveis e funcionais.
3

O que?

Construção de um novo produto do zero a quatro mãos

Quando a ateliware começou o desenvolvimento para a Bcredi, eles já utilizavam um sistema antigo, de serviço web, que gerenciava e armazenava os dados da operação. Esse sistema, além de apresentar outros problemas, não possibilitava apresentar visualmente os resultados em dashboard e gráficos, também era complicado extrair os dados para análise.

Depois de ponderar, a Bcredi decidiu confiar no trabalho da ateliware e abrir mão da solução que haviam construído até então, com o acordo de que um primeiro MVP do produto já seria entregue em 3 meses, dentro da dinâmica de trabalho que já aplicamos em todos os nossos projetos, com entregas rápidas, testáveis e funcionais.
Para a solução, optou-se pelo desenvolvimento utilizando como linguagem o Elixir, por ser uma opção rápida e eficiente, framework Phoenix, armazenamento de big data em Google BigQuery, que permite análise interativa de conjuntos de dados em massa e automatização, implantação, dimensionamento e gestão de aplicações com Kubernetes como sistema de containers open-source.

Outro diferencial do projeto foi que durante os 6 meses totais de trabalho, profissionais da Bcredi, e a equipe de desenvolvimento e design UI e UX da ateliware, trabalharam lado a lado para que pudessem após a entrega dar sequência ao produto de forma independente.

Conheça a Bcredi.

vamos conversar?

Use este espaço para nos contar sobre a sua necessidade, projeto ou ideia. Nós respondemos a quase todos dentro de um dia útil e estamos animados com seu contato.
Deu tudo certo!
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.